O Menino do Dedo Verde, espetáculo infantojuvenil da Cia. Experimentus, participa nesta semana da 15ª Mostra de Teatro de Ilha Comprida (SP). A companhia, fundada em Itajaí há 14 anos, embarca nesta terça-feira e se apresenta no Palco do Iate Park Hotel na quinta-feira, às 15h. A peça completou 10 anos em cartaz em dezembro de 2012, e conta a história de Tistu, um menino, que segundo consta, não é como as outras crianças. Em uma de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis.

Continua depois da publicidade

Segundo a explicação do jardineiro Bigode, “o polegar verde é invisível. A coisa se passa por dentro da pele: é o que se chama de talento oculto”. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora nunca mais foi a mesma.

O espetáculo é um trabalho solo do ator Daniel Olivetto que manipula em cena diversos bonecos e objetos, narram o processo de educação de um menino que tenta decifrar o mundo em que vive e que vai deixando suas impressões digitais por onde passa, e é baseado em uma obra-prima de pura ficção, transbordante de humor e poesia.

Trata-se do romance homônimo do francês Maurice Druon, escrito em 1957, que hoje não apenas é um clássico da literatura infantil, pois “certas obras não transcendem apenas as fronteiras dos países, mas também as fronteiras das idades” segundo Dom Marcos Barbosa, que traduziu o livro para o português. A direção e a adaptação do texto são de Marcelo F. de Souza, com assistência de direção de Sandra Knoll.

Continua depois da publicidade

A montagem da Cia. Experimentus já foi apresentada em mais de 50 cidades brasileiras através de temporadas em teatros e salas de espetáculos, escolas e projetos comunitários, participando de diversos circuitos, mostras e festivais nacionais e internacionais.

A Companhia

Fundada em 1999 na cidade de Itajaí, a Cia. Experimentus Teatrais tem se dedicado à montagem e à circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos. Atualmente compõem o repertório da companhia além de O Menino do Dedo Verde, as peças Dois Amores e Um Bicho, e os solos Contos Notívagos, Emoções Baratas e Luisa.

Ficha Técnica

– Direção e Dramaturgia: Marcelo F. de Souza

– A partir do romance homônimo de Maurice Druon

– Atuação: Daniel Olivetto

– Assistência de Direção: Sandra Knoll

– Figurinos, Cenário, Sonoplastia, Iluminação, Confecção de Bonecos: Daniel Olivetto e Marcelo F. de Souza

Continua depois da publicidade

– Produção: Daniel Olivetto, ReNata Batista e Sandra Knoll

– Faixa Etária: De 6 a 12 anos (também recomendado ao público adulto)

– Duração: 40 minutos