O PDT, de Ciro Gomes, vai apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (4), pelo presidente do partido, Carlos Lupi. Candidato à Presidência nesta eleição, Ciro não participou do anúncio.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A fala de Lupi foi feita em coletiva de imprensa. Segundo ele, a decisão foi unânime entre os membros do partido, inclusive com o aval simbólico de Ciro.

— Ele participou da reunião e disse que endossa integralmente a decisão do partido — afirmou Lupi.

Contudo, a fala de Lupi não deixou claro se Ciro deve participar da campanha de Lula. Foi o presidente do PDT quem assumiu a responsabilidade de fazer palanque para o PT.

Continua depois da publicidade

— Onde a gente for convidado para participar com o PT, eu representarei o partido — completou.

O presidente do PDT contou que se reuniu com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e apresentou algumas das propostas presentes no plano de governo de Ciro. Apesar da reunião com a petista, Lupi informou que a formalização do apoio ocorreu apenas neste anúncio.

Ele disse ainda que a prioridade do PDT no segundo turno é a derrota de Bolsonaro.

— Nosso trabalho para derrotar Bolsonaro tem que ser prioridade absoluta.

Ciro sofreu derrota histórica

No primeiro turno, Ciro Gomes conquistou 3% dos votos. O resultado foi o pior do pedetista em uma corrida ao Palácio do Planalto. Na última eleição, por exemplo, Ciro ficou em terceiro lugar, com 12,47%.

Ciro Ferreira Gomes tem 64 anos e concorreu pela quarta vez ao cargo de Presidente da República. É formado em Direito e já foi deputado estadual e federal, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Ele concorre contra outros dez candidatos nas Eleições 2022.

Saiba tudo sobre as eleições 2022

Leia também 

Mulheres de SC perdem representação com resultado das Eleições 2022

Continua depois da publicidade

O que Lula disse a Décio Lima após confirmação de 2º turno inédito para o PT em SC

Quem foram os candidatos a deputado mais votados em Florianópolis