O PDT abriu o processo de expulsão do deputado Giovani Cherini (RS). Líder da bancada gaúcha, o parlamentar declarou voto favorável ao impeachment, ignorando a posição fechada pelo partido. Caso Cherini reveja seu voto no domingo, no plenário da Câmara, o processo será arquivado. Do contrário, o caso seguirá no conselho de ética da legenda, com a decisão tomada em 30 de maio.

Continua depois da publicidade

— Cherini tem até o domingo para se retratar. O crime será votar pelo impeachment, o que ainda não se configurou — afirmou Carlos Lupi, presidente do PDT.

Leia mais

Diário de Brasília: propostas para Cherini e a corrida para a sucessão de Cunha

Gaúchos ganham os holofotes por liderança do processo de impeachment

Continua depois da publicidade

Stédile propõe greve geral se impeachment passar pela Câmara no domingo

Outros pedetistas que apoiarem a saída da presidente Dilma Rousseff também terão processo de expulsão aberto. Nos bastidores, estima-se que de quatro a seis dos 19 deputados do partido podem votar pelo afastamento da petista.

A decisão de abrir processo de expulsão dos infiéis foi tomada em reunião da executiva nacional e do conselho de ética do PDT, em Brasília. Além de Lupi, participaram figuras importantes da sigla, como o ministro das Comunicações, André Figueiredo, os ex-ministros Manoel Dias e Cid Gomes, o líder da bancada na Câmara, Weverton Rocha (MA), e outros deputados, a exemplo de Pompeo de Mattos e Afonso Motta.

Presidente do PDT comenta abertura de processo de expulsão de Giovani Cherini

— Todos na bancada federal do PDT se elegeram com o somatório dos votos da legenda.

A reunião decidiu, ainda, que não punirá faltas ou abstenções na votação de domingo, ações que favorecem o governo na batalha para evitar que a oposição some 342 votos.

Continua depois da publicidade

Líder da bancada gaúcha, Cherini estava entre os indecisos sobre o impeachment até quinta-feira, quando externou posição favorável à continuidade do processo de afastamento de Dilma.

Leia todas as notícias de política