Inimigos nas principais regiões catarinenses, o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Primeiro Grupo Catarinense (PGC) têm protagonizado conflitos armados por território em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entre os delegados da Polícia Federal, Gustavo Trevisan é um dos poucos que não esconde a tentativa do PCC de vir para Santa Catarina e confirma a existência de investigações em andamento para identificar e desestruturar redes ilícitas.

Uma delas abrange o crime de lavagem de dinheiro por traficantes de drogas em Balneário Camboriú.

– O PCC é uma ameaça em Santa Catarina, principalmente pela disputa de território. Da nossa parte, há suspeitas que estejam vindo ao Estado para se esconder ou montando rotas para a exportação de cocaína pelos portos. Costumam atuar com lavagem de dinheiro em imóveis e veículos – assinala o delegado Gustavo Trevisan, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.

Continua depois da publicidade

Os fortes indícios que os federais têm para mapear a presença do PCC em Santa Catarina incluem a captura de foragidos, a prisão por tráfico de drogas e até de doleiros, entre ações da PF, polícias Civil e Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público catarinense.

A Máfia das Cadeias

Em abril de 2013, na série de reportagens A Máfia das Cadeias, o DC já alertava que o conflito entre as duas facções crescia a cada dia e que um banho de sangue por pontos de tráfico de drogas poderia estar a caminho. Em março daquele ano, houve um intenso tiroteio no Morro Dona Wanda, em São José.

O PCC tentou invadir a comunidade e foi refutado à bala. Esses episódios de confronto se intensificaram de lá para cá e as disputas têm feito as comunidades conflagradas reféns.

Continua depois da publicidade

Especial: Migração Criminosa

Avanço da facção PCC em território catarinense alerta para articulação de crimes

Crime organizado: atuação de chefes e líderes longe dos olhos da população

Facções em SC: os batismos, a hierarquia e os crimes

PCC em SC: especialistas afirmam que é preciso ir além do diagnóstico

“Realmente há uma disputa de território”, diz diretor da Deic sobre facções

A rede complexa de conexões do crime organizado em Santa Catarina

VÍDEO: E eu com isso? Como a ação das facções interfere na sua vida