O casal Henrique José de Ávila 83 anos, e Irene da Silva, 68, mora na Estrada Geral da Barra do Itapocu e sofreu com poeira e lama por quase 25 anos. O problema foi resolvido apenas há alguns meses, quando a via foi pavimentada no trecho onde moram, próximo ao viaduto com a BR-101, em Araquari.
Continua depois da publicidade
Segundo a pensionista, eles precisavam ficar o dia inteiro com a casa fechada porque em dia de sol a rua se resumia em buracos e poeira. Irene conta que era comum ter carros quebrados em razão das condições da via e também se tornava quase impossível para as crianças andarem de bicicleta. No entanto, os problemas foram superados.
— Fiquei muito feliz com o asfalto. Só faltou eu sentar no asfalto de tanta alegria — brinca.
A pavimentação deve se estender até o final do ano por 17,5 quilômetros da estrada, que liga Araquari e Balneário Barra do Sul. Assim, moradores e motoristas das duas cidades também poderão ter a solução para o fim da poeira e da lama. Além disso, a estrada poderá ser usada como uma alternativa à BR-280 para quem quer subir em direção ao Norte pelo litoral. A via já tem cerca de 3,6 quilômetros pavimentados e sinalizados, o que representa 20,5% do total.
A obra foi licitada separadamente para cada trecho, com recursos do Ministério do Turismo. São 10,4 quilômetros, com R$ 6,8 milhões de investimento na parte de Araquari. Em Barra do Sul, são 7 quilômetros com investimento de R$ 3,6 milhões.
Continua depois da publicidade
Em Araquari, a pavimentação foi concluída em 1,1 quilômetro, em um trecho que começa no viaduto da BR-101. Essa parte da estrada é conhecida como rua Maringá. Agora, atendendo à pedido do prefeito Clenilton Pereira, a empresa responsável trabalha em um trecho de 1,2 quilômetro que começa na divisa com Barra do Sul.
No ponto em que as máquinas estão trabalhando já foi feito o reforço da base e será realizada a fase de colocação da base e sub-base para confecção do asfalto. A intenção da Prefeitura ao dividir a obra é atender primeiro as regiões em que há maior população para depois avançar com a pavimentação nas duas frentes até elas se encontrarem.
A situação em Barra do Sul está mais avançada, com 2,5 dos 7 quilômetros concluídos. A pavimentação foi realizada no sentido Centro/divisa e agora está em uma nova etapa de mais um quilômetro em andamento. Neste trecho, a empresa está refazendo o traçado de duas curvas que eram perigosas.
Segundo a Prefeitura, uma das curvas era muito fechada e precisou ter a inclinação corrigida para que ficasse mais aberta. A outra tinha forma de “cotovelo” e teve o traçado completamente redesenhado para dar mais segurança aos motoristas.
Continua depois da publicidade
Com o término de mais um quilômetro, no qual atualmente estão concentrados os trabalhos, a obra terá atingido os 50% de conclusão no trecho de Barra do Sul. Além da correção das curvas, estão sendo feitas também a base e sub-base.