Dois nomes de peso deram voz ao Painel de Empreendedorismo da ExpoGestão 2014. Os empresários Marco Aurélio Raymundo, presidente e fundador da Mormaii, e Guilherme Paulus, presidente do conselho administrativo da CVC, usaram suas trajetórias pessoais e os desafios que enfrentaram ao longo da carreira para explicar ao visitante a importância de enxergar as oportunidades no mercado.

Continua depois da publicidade

Baseados na máxima de que o empreendedor tem quase a obrigação de ver nas dificuldades uma chance de fazer a diferença, os empresários deixaram claro que o foco humano deve ser o mote principal das empresas que querem de destacar e conquistar o funcionário.

– Nenhum funcionário vai amar a empresa se esse amor não for recíproco, e as pessoas só conseguem se apaixonar por um trabalho que, acima de tudo, ofereça qualidade de vida ao trabalhador – explicou Marco Aurélio, que também trouxe para a discussão a importância de se reconhecer a diferença dos tipos de empresa que atuam no mercado nos dias de hoje.

Segundo ele, as empresas agora se dividem entre os tipos X e Y, sendo a primeira delas as tradicionais e pouco abertas à mudanças e, as empresas Y, as que estão dispostas literalmente a conquistar o coração da nova geração de trabalhadores e, como não, de empreendedores que estão cada vez mais presentes na realidade industrial mundial.

Guilherme Paulos, que inovou no ramo do turismo brasileiro, também mostrou que prover um ambiente de trabalho original e promissor para o trabalhador é tão importante quanto transmitir esse cuidado aos clientes, e abrir as portas para que qualquer um que entre na empresa, seja funcionário, visitante, convidado ou comprador, pode ser um passo importante nesta direção.

Continua depois da publicidade

– Todas as pessoas, de alguma forma, devem ter acesso à um dos níveis da pirâmide de serviços da sua empresa, isso é democratizar o serviço e humanizar a relação com os clientes.

Seis conselhos aos empreendedores

Juntos, Marco e Guilherme apontaram os pontos indispensáveis no planejamento de qualquer empresa que queira se destacar no cada vez mais competitivo mercado internacional:

– Ambiente de trabalho inovador e flexível.

– Líderes e funcionários entusiasmados e com facilidade para o diálogo.

– O gestor precisa levar em conta a trajetória humana, pois só assim poderá humanizar sua empresa.

– Praticar a atenção a todas as esferas da empresa.

– Encontrar a própria motivação e, quando o fizer, ajudar os funcionários e colegas a encontrar a deles.

Continua depois da publicidade

– Coragem para gerenciar os riscos e sabedoria para escolher os melhores caminhos.