Em mais um dia de ótimas ondas em Malibu Beach, o último campeão do Nova Schin Festival WCT Brasil realizou uma apresentação fantástica na vitória sobre o cabo-friense Victor Ribas neste domingo, dia 4, no Japão. O australiano Taj Burrow só pegou quatro ondas e todas foram pontuadas no critério excelente, inclusive arrancando a primeira nota 10 do campeonato num tubo espetacular em sua última apresentação. Além de ser o único surfista a superar a nota 9,6 recebida pelo pernambucano Paulo Moura na primeira fase, ele ainda quebrou o outro recorde do Quiksilver Pro Japan ao totalizar incríveis 19,50 pontos de 20 possíveis.

Continua depois da publicidade

Além de Vitinho, o potiguar Marcelo Nunes e o paulista Renan Rocha também foram eliminados na terceira fase, mas Paulo Moura derrotou o norte-americano Cory Lopez e é o Brasil nas oitavas-de-final da sétima etapa do ASP Foster?s World Championship Tour 2005, que tem prazo até quarta, dia 7, para ser encerrada no Japão.

O tufão Nabi que entrou na noite da sexta-feira continua produzindo grandes ondas na região de Chiba e no domingo as séries maiores passavam dos 2,5 metros de altura em Malibu Beach. Vários competidores compararam as condições do mar com o Havaí, como o tricampeão mundial Andy Irons, que ganhou uma revanche contra o norte-americano Dane Reynolds por 16,83 x 7,73 pontos, logo depois de Kelly Slater despachar também com facilidades o japonês Masato Watanabe por 15,34 x 7,93 pontos.