Há quatro anos, o jornalista Paulo Markun retomou o antigo sonho de pesquisar e contar o processo que levou o Brasil a abandonar a democracia e adotar a ditadura em sua forma mais brutal. O resultado é o conjunto de livros Brado Retumbante, que será lançado nesta sexta (21), às 20h, na biblioteca comunitária Barca dos Livros montada no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade

O trabalho se divide em Na lei ou Na Marra, que aborda o período de 1964 a 1968, e Farol Alto Sobre as Diretas (1969 a 1984). Entre outras descobertas, o autor revela documentos secretos do Centro de Informações da Marinha (Cenimar) sobre o Congresso da UNE de 1967 e bastidores da reunião do Conselho de Segurança Nacional que desenhou os detalhes do Ato Institucional 5 (AI-5) – decretado em 1968, acabando com as liberdades civis e políticas.
A obra vai até os momentos prévios da chegada de José Sarney ao poder. “Eu não queria assumir. Recebi telefonemas a madrugada inteira, com a posse marcada para a manhã. O Ulysses (Guimarães, líder do PMDB) era o nome para assumir”, afirmou o ex-presidente da república em seu relato.
AGENDE-SE
O quê: lançamento de Brado Retumbante, de Paulo Markun
Continua depois da publicidade
Quando: sexta (21), às 20h
Onde: Barca dos Livros no Lagoa Iate Clube (LIC) (Rua Hipólito do Vale Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Quanto: gratuito