O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira esperar que o projeto de lei que uniformiza as regras para a instalação de antenas de telefonia e internet móvel seja votado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara dos Deputados nos próximos 15 ou 20 dias. Bernardo participa de audiência pública na comissão.
Continua depois da publicidade
Segundo ministro, apesar de existir um pedido de urgência para que a proposta siga diretamente para a votação no plenário, a apreciação do projeto pela comissão pode facilitar a aprovação final do texto.
– Da minha parte, espero que seja votado pela CCT o mais rápido possível – disse Bernardo, antes do início da audiência pública.
O projeto já foi aprovado pelo Senado. A dificuldade em obter autorizações para a instalação de antenas é um dos principais entraves citados pelas companhias de telecomunicações para a expansão e melhoria dos serviços de banda larga móvel 3G, e para implantação da tecnologia de quarta geração (4G) nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014.
Atualmente, existem cerca de 200 leis municipais que restringem a construção de torres de comunicação nos maiores centros urbanos do país.
Continua depois da publicidade