EDUCAÇÃO

Construção de novas escolas

Meu mandato de secretário de Estado da Educação terminou e nós tivemos um grave problema que se originou na administração municipal do PT, em Joinville. Quando nós viabilizamos os recursos, era necessário que o município doasse terrenos para o Estado, para que o Estado pudesse iniciar as obras. E o município mandou a lei para a Câmara, dizendo que se a obra não fosse executada e concluída em um ano a doação do terreno voltaria para a Prefeitura.

Continua depois da publicidade

Curiosamente, o governo municipal era do PT e o governo federal que iria nos repassar os recursos também. Ou seja, o governo municipal não confiou no governo federal. Quando a Câmara votou a lei, não conseguimos, com a posse do terreno por um ano, liberar os recursos em Brasília. O projeto teve que voltar à Câmara para então ser reaprovado sem prazo e o governo conseguir os recursos federais necessários.

Só que aí só se conseguiu recursos para duas escolas e aí eu já não era mais secretário. Espero, no momento que eu assumir o governo, retomar o assunto e ter na administração municipal disposição para firmar parcerias sem preconceitos e sem limites.

Continua depois da publicidade

Ensino profissionalizante

O ensino médio profissionalizante é muito importante e necessário. É preciso apenas fazer um bom planejamento para definir quais são as áreas para as quais os cursos devem ser criados e isso se faz com a presença e participação da iniciativa

privada. Você não pode criar o curso apenas por um desejo vocacional de jovens estudantes, tem que criar o curso de acordo com a possibilidade de mercado e aproveitamento.

Nós temos também, em termos de Estado, a possibilidade de discutir com a iniciativa privada determinadas atividades que nós queremos valorizar, principalmente no campo da inovação tecnológica. Precisamos fazer com que os jovens se profissionalizem para empregos de maior qualidade.

Ensino médio integral

O ensino integral sempre merece debate por parte de todos que se envolvem ou participam de campanhas eleitorais. A verdade é uma só: ensino integral custa o dobro e você não consegue implementá-lo de uma vez só. Não há possibilidade de você criar um curso integral, pegando os alunos que estão no fim do curso e transformar o curso em integral.

Continua depois da publicidade

Você precisa criar um processo de implantação gradual. Precisa-se preparar a infraestrutura para dar um curso integral, que é composta de laboratórios, espaços físicos, reformulação de ambientes, desde biblioteca, refeitório, sala de artes, de música; porque são as atividades no contraturno das matérias e das disciplinas regulares. Por isso, não dá para falar em fazer isso tudo de uma vez. Todas as vezes que a ideia do turno integral fracassou foi porque se praticou a ideia de implementá-lo imediatamente.