O Hercílio Luz apresentou oficialmente o técnico Paulo Baier na manhã desta terça-feira (28). Em coletiva de imprensa realizada no Estádio Aníbal Costa, o ex-jogador de 50 anos falou pela primeira vez como comandante do Leão do Sul.
Continua depois da publicidade
Paulo Baier foi anunciado no início da manhã, horas após o clube confirmar a saída de William Araújo do comando técnico da equipe. Junto dele, chegam ao Hercílio o auxiliar Luiz Costa e o preparador físico Clei Baltazar.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Concórdia anuncia Luciano Corrêa como novo CEO
Continua depois da publicidade
— Foi tudo muito rápido, dinâmico, o Pedro (Smania, diretor de futebol do Hercílio Luz) me ligou e resolvemos. O futebol é assim, prático. Eu já tinha passado por essa situação outras vezes. Estou feliz pela oportunidade, espero que consiga ajudar o clube e aos jogadores — destacou o treinador.
A missão inicial de Paulo Baier é conquistar a primeira vitória do Hercílio Luz no Campeonato Catarinense e tirar o time da lanterna da competição. Com uma partida a menos (o duelo contra o Criciúma, pela primeira rodada, está marcado para o dia 19 de fevereiro), o Leão do Sul tem apenas um ponto e vem de duas derrotas seguidas.
— Situação delicada, difícil, de nove pontos conquistamos apenas um. Mas a gente veio com uma expectativa muito boa, já conversamos. Não tem muito tempo para trabalhar, só fizemos um treino e já tem jogo. Passamos confiança para os atletas em relação ao desempenho, para melhorar. Temos dois jogos fora de casa e precisamos somar pontos, vamos nos preparar para isso — afirmou Baier.
Passagens por Santa Catarina
Paulo Baier é um velho conhecido do futebol catarinense. Como jogador, foi ídolo no Criciúma, onde conquistou títulos e acessos, com atuações que chamaram a atenção do Brasil. Como treinador, comandou o próprio Tigre, em 2021, além de Próspera, Brusque, Figueirense e Juventus, de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Pelo Próspera, foi campeão da segunda divisão do Campeonato Catarinense em 2020, colocando o time na elite do futebol estadual. Comandou o Criciúma na Série C de 2021, disputando 23 jogos, com 10 vitórias.
No ano seguinte, comandou o Figueirense, também na Série C do Campeonato Brasileiro, mas deixou o cargo após o time não conseguir se classificar para a segunda fase da competição.
A última equipe comandada por Paulo Baier foi o Juventus, de Jaraguá do Sul, na Série B do Campeonato Catarinense de 2024. Foram oito jogos, com quatro vitórias, e o treinador deixou a equipe após a eliminação na semifinal.
Hercílio em campo
Com apenas um treino, Paulo Baier já estreia no comando técnico da equipe nesta quarta-feira (29), quando o Hercílio Luz enfrenta o Barra, fora de casa.
Continua depois da publicidade
A partida está marcada para a Arena Barra FC, a partir das 19h30, pela quinta rodada do Campeonato Catarinense.