O paulista André Grizante (Caloi/Extra/ Suzano) venceu nesta quarta, dia 3, a etapa mais longa da 17ª Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina. Ele percorreu o trecho de 164,6 quilômetros, entre Rio do Sul e Balneário Camboriú, em 3h42min24s.

Continua depois da publicidade

A etapa quase toda plana (ao contrário das três anteriores, com muita serra) chegou a ter várias fugas, mas sempre controladas pelas principais equipes.

Na chegada em Balneário Camboriú, um grupo com mais de 100 ciclistas brigou pelo primeiro lugar e Grizante usou o sprint, a sua especialidade.

Ele disputou a vitória até a linha de chegada com o também paulista Renato (Ruiz Peels Capacetes/ Iracemápolis), segundo colocado nesta quarta, atual campeão brasileiro sub-23 de estrada; e o paranaense Everson Feix (Baron Bikes), que chegou a cair logo após a linha de chegada, e terminou em terceiro.

As polícias rodoviárias Estadual e Federal controlaram o trânsito nas BRs 470 e 101, protegendo os atletas com 20 batedores de motos e as viaturas, e até com um helicóptero da PF.

Continua depois da publicidade

Após cinco dias de disputas e 502,2 quilômetros percorridos, o ciclista da equipe Memorial-Santos, Antonio Nascimento, conhecido como Tonho, segue líder na Volta de SC.

Apesar da vitória, Grizante permaneceu na 26ª colocação no ranking geral, a 13 minutos e 6 segundos do líder Tonho.

– Só treinei para a Volta por 15 dias. Estava me recuperando de uma lesão no joelho esquerdo e só vim mesmo porque o meu técnico, Mauro Ribeiro, pediu para que mostrássemos empenho por causa do novo patrocínio (Extra) – disse.

A Volta de SC segue nesta quinta com a etapa entre Balneário Camboriú e Pomerode, com 115,2 quilômetros de percurso. A largada ocorre às 10h no Parque Unipraias.

Continua depois da publicidade

Na sexta, os ciclistas permanecem em Pomerode, onde será travada a guerra que vai definir o campeão geral, a prova de contra relógio individual, com 26 quilômetros. A disputa pode alterar as colocações e um dos grandes cotados é o catarinense Márcio May (Memorial-Santos), atual tricampeão da Volta.

No sábado, os atletas voltam para a estrada, num percurso de 77,6 quilômetros até Joinville. Fechando a Volta, será realizado um circuito com 51,3 quilômetros, no domingo também em Joinville.

A competição faz parte do calendário da União Ciclística Internacional (UCI), que classifica os países para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e terá 772 quilômetros, terminando domingo, dia 7, em Joinville.