O paulista Adriano de Souza, 16 anos, foi o campeão do Gosurf Rusty Pro. A etapa do Super Trials, encerrada neste domingo em São José do Norte, garantiu ao surfista um salto no ranking da competição. Ele passou do 10º para o segundo lugar.

Continua depois da publicidade

O atleta, conhecido como Mineirinho, arrasou os adversários da final já nas duas primeiras ondas, abrindo mais de 10 pontos de vantagem. Além dos 2 mil pontos, levou para casa R$ 9 mil. No ano passado, Adriano de Souza bateu um recorde na história da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp). Foi o mais jovem surfista a vencer uma etapa do Super Trials, a divisão de acesso à elite do surfe no país.

Embora tenha ficado em terceiro lugar na final, Renato Galvão conseguiu manter a liderança da competição, somando 6,7 mil pontos. Entre os gaúchos, Daison Pereira foi quem conseguiu ir mais longe, chegando às semifinais e garantindo o melhor índice do Estado no ranking do Super Trials – 17º lugar – e ainda o título gaúcho deste ano. Marcel Miranda competiu até as quartas-de-final.

Já Rodrigo Pedra Dornelles não passou da terceira fase, no sábado, e ficou com o 26º lugar no ranking. Mesmo assim, continua entre os 28 surfistas que poderão participar do Supersurf em 2004.

Apesar de oscilarem entre meio metro e um metro, as ondas estiveram mais longas e com melhor formação neste domingo, servindo de palco para a disputa do prêmio para a melhor manobra aérea. O vencedor, entre 15 competidores que se inscreveram, foi o carioca Pedro Henrique, que arrematou o prêmio de R$ 1 mil.

Continua depois da publicidade

Enquanto no mar os surfistas lutavam por bons resultados, na areia um grande público mantinha os olhos atentos às manobras. O molhe leste, um dos braços de pedra que formam a entrada do porto de Rio Grande, serviu de arquibancada natural. O frio deu uma trégua, e o sol contribuiu para o sucesso do evento.

– Já decidimos que o Litoral Sul gaúcho receberá em 2004 mais uma etapa do Super Trials. Todos adoraram o lugar, o ar rústico e a recepção – disse o presidente da Federação Gaúcha de Surfe, Márcio Ramos.

Agora, o Rio Grande do Sul começa a se preparar para assistir pela primeira vez a uma etapa do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial de surfe. A competição ocorrerá em fevereiro, na praia de Torres, no Litoral Norte.