O Povo roqueiro adepto de dormir tarde já tem uma atração garantida para hoje. Na madrugada desta quinta para sexta-feira (10), à 1h (horário de Brasília), a Apple transmitirá ao vivo e gratuitamente via streaming uma apresentação de Paul McCartney no Capitol Studios, em Los Angeles. A transmissão poderá ser assistida por usuários do iTunes, o serviço de audição e venda musical da Apple, em computadores Mac ou PC – ou pela opção iTunes Live (no menu Internet) das Apple TVs de segunda geração.

Continua depois da publicidade

Nos computadores, o show só pode ser acompanhado por quem tiver instalado em sua máquina o programa iTunes (que pode ser baixado gratuitamente no site do serviço). Para assistir ao show, acesse www.iTunes.com/PaulMcCartney a partir da 1h da madrugada. Paul vai apresentar as canções de seu mais recente álbum, Kisses on the Bottom, no qual Paul aposenta o baixo e, na maioria das canções, apenas canta, acompanhado por nomes como Diana Krall, Stevie Wonder e Eric Clapton.

Com a transmissão, o iTunes tenta apresentar um novo modelo de transmissão de eventos ao vivo – a exemplo do que ocorreu no início dos anos 2000, quando o serviço, criado graças ao infalível tino comercial de Steve Jobs, garantiu sobrevida às grandes corporações da música facilitando o acesso do consumidor interessado em pagar preços justos pelas músicas de seu artista preferido – e não baixá-las de graça, prática até hoje recorrente na rede.