Florianópolis receberá em breve o show do ex-Beatle Paul McCartney. Por isso, a capital catarinense começa a se preparar para receber o grande evento no dia 19 de outubro, com esquema de mobilidade e segurança, além de ação do Procon para garantir o bem-estar do consumidor.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A atuação do órgão no Estádio da Ressacada, no dia do show, vai se concentrar em fiscalizar os preços cobrados no local, orientar organizadores e consumidores e também zelar pelo direito de hidratação do público.
— O Procon SC estará participando de todos os grandes eventos no Estado. Estaremos lá para fazer fiscalizações, como a questão do preço, principalmente de estacionamento, alimentação, distância do banheiro. E também a nova regra da Senacom, que é a hidratação dos consumidores — afirma a diretora do Procon SC, delegada Michele Alves.
Regras sobre água e comida
O Procon SC informou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) renovou por mais 120 dias a Portaria nº 44, que obriga o acesso gratuito à água em grandes eventos.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, a norma criada depois da morte de uma fã por desidratação no show de Taylor Swift, que proibia a entrada com garrafas d’água, terá validade até 26 de dezembro.
— Estaremos verificando as ilhas de hidratação e a locomoção dos consumidores. O Procon SC está preparado para que o consumidor tenha mais segurança ao ver o Procon nesses estabelecimentos e também para orientar não só o consumidor, como os fornecedores dos eventos — destaca a diretora do Procon.
Além de poder entrar no estádio com água, os fãs poderão levar também alimentos industrializados, desde que para consumo próprio, e que não apresentem riscos.
O que o consumidor poderá levar ao show de Paul McCartney?
- Água potável em garrafas ou copos de material flexível sem tampa com até 500 ml – não pode vidro, metal ou materiais perigosos à segurança pública;
- Mochilas e/ou bolsas com até 20 cm x 30 cm e profundidade de 21 cm;
- Produtos industrializados e embalados individualmente. Não são permitidos alimentos destinados ao comércio ou que representem riscos à segurança e saúde;
- Organizadores distribuirão água em copos plásticos em ilhas de hidratação.
Continua depois da publicidade
Segurança no show
Algumas das ações de segurança previstas para o dia do show foram apresentadas nesta quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC).
Além da SSP/SC, estiveram presentes a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Científica, o Ministério Público de Santa Catarina, o Procon de SC, a PRF e as secretarias de Segurança e de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, entre outros órgãos e a empresa responsável pela organização.
Haverá policiamento ostensivo nos arredores do estádio e em vias próximas, delegacia móvel para o registro de ocorrências e uma central de plantão policial no aeroporto, assim como viaturas, ambulância e caminhão de combate a incêndio a postos para atendimentos.
Uma vistoria no local antes do evento ficará sob responsabilidade da Gerência de Fiscalização da Polícia Civil de SC, para certificar que o show terá todas as autorizações necessárias para a sua realização com segurança. A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil também estará no local caso seja preciso intervenção complexa.
Continua depois da publicidade
A PM recomenda que os fãs cheguem cedo para evitar filas, já que os portões serão abertos às 17h30. O policiamento começará de manhã, para evitar instalação de flanelinhas e/ou ambulantes, assim como garantir a segurança nos arredores do estádio e o escoamento dos veículos na saída do show.
Um Posto de Comando na área externa ao evento, próximo da entrada do Portão 2 e bilheteria, poderá ser acessado por qualquer pessoa que precise de apoio da PM. Cerca de 45 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de SC também estarão disponíveis no local.
Recomendações de segurança da PMSC
- Não deixe objetos de valor em seus veículos estacionados em via pública;
- Dê preferência aos estacionamentos que possuam segurança (bolsões, aeroporto e demais), para manter a segurança de seu veículo e patrimônio;
- Se for beber, não dirija;
- Qualquer dificuldade ou problema com flanelinhas, ambulantes ou alguma demanda de quebra da ordem pública, acione a Polícia Militar, pessoalmente, ou ainda, pelo número telefônico 190, ou pelo aplicativo PMSC Cidadão;
- Deixe sempre aparelho de telefone celular seguro, e que não esteja exposto e de forma aparente, para evitar furto deste aparelho;
- Se for estacionar em via pública, dê preferência a locais iluminados;
- Quando trancar o veículo em via pública, certifique-se de que a porta está devidamente trancada, pois há aparelhos eletrônicos (“chapolins”) que conseguem cortar o trancamento das portas a distância, sempre confira diretamente na maçaneta da porta do veículo.
Leia também
Veja como será o esquema de mobilidade para show de Paul McCartney em Florianópolis
Estádio da Ressacada, em Florianópolis, se prepara para receber Paul McCartney