Os patrocinadores da delegação da China disseram nesta terça-feira que não tinham conhecimento da lesão do atleta Liu Xiang, favorito ao ouro nos 110m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Pequim.

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O porta-voz da Nike, Massimo Giunco, disse que até agora a empresa de material esportivo não foi informada oficialmente da situação do corredor e que só ficou sabendo da lesão quando ele abandonou a prova.

– Estávamos no Estádio Nacional entusiasmados por ele, como os demais. Sentimos decepção e, ao mesmo tempo, solidariedade por ele. Mas este é o mundo do esporte e sabemos que algo assim poderia acontecer – disse.

Giuco também garantiu que a empresa não irá romper o contrato com o atleta, campeão olímpico nos Jogos de Atenas-2004.

– Liu Xiang continua sendo um herói global para nós, assim como Tiger Woods, Rafael Nadal e Roger Federer – afirmou.

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A Nike já mudou até o enfoque da sua campanha publicitária nos jornais e revistas chineses. Os novos anúncios apresentam o rosto do atleta e o texto “Amor à competição, amor à dignidade, amor à honra, amor ao fracasso. Enfim, amor ao esporte, apesar da dor”.

A Coca-Cola também se surpreendeu com a lesão do atleta chinês, segundo imformou Kenth Kaerhoeg, diretor de comunicação da empresa.

– Nós acompanhávamos a prova pela televisão e aí vimos o que aconteceu. Não sabíamos que Liu estava lesionado – disse Kaerhoeg, que também não vê motivos para rompor o contrato com o corredor.

– A empresa o vê como uma inspiração para os torcedores e consumidores chineses, não só pelo que faz dentro dos estádios, mas fora. É uma inspiração para milhões e milhões de fãs e não vamos mudar nada. Continuaremos apoiando-o – acrescentou.

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Por outro lado, fontes do setor publicitário disseram que a retirada de Liu na prova foi “quase” trágica.

– Não é um desastre, mas chega perto. Ele é o Michael Phelps chinês – disse Christopher Renner, presidente da agência de publicidade esportiva Helios Partners China.