Quando Metropolitano e Figueirense entrarem em campo domingo, a disputa não será apenas por pontos para se manterem na briga pelo título do returno do Campeonato Catarinense. No uniforme dos 22 jogadores, marcas regionais patrocinadoras das equipes tentarão atrair a atenção da torcida.

Continua depois da publicidade

Na arquibancada do estádio, em Timbó, o proprietário da concessionária Strasbourg Peugeot, Joni Zutter, parceira do Verdão há três anos, vai engrossar o coro da torcida com um olho na bola e outro nos resultados da empresa.

– Com o patrocínio, ganho por tabela divulgação do meu produto em jornal e televisão – explicou o empresário.

Além da concessionária, o uniforme do Metropolitano reúne craques do mundo corporativo como a brusquense Cajovil, do ramo plástico, e as blumenauenses Hering, Fator Contabilidade e Unimed. Do lado do Figueirense, quem domina a área é a produtora de luminárias, lâmpadas e reatores de Indaial Taschibra.

Ela é parceira do clube há dois anos e tem contrato até 2010. O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ricardo Stodieck, confirma a nova tendência:

Continua depois da publicidade

– Investir só por paixão é coisa do passado.

O caminho foi trilhado pela Hering a partir da década de 70, quando fixou placas com a marca dos dois peixinhos no Maracanã. Isso muito antes do marketing esportivo se popularizar no país, o que ocorreu nos anos 90, com a Parmalat patrocinando o Palmeiras.

– Não medimos o retorno do investimento em números, mas há uma receptividade simpática. As pessoas comentam: ‘vi tua marca naquele clube ou tua placa no estádio’ – avaliou o diretor comercial da Hering, Ronaldo Loos.

A Unimed investe em esporte desde a fundação, há 37 anos. Hoje, além do Verdão, é parceira da Fundação Municipal de Desportos e de escolinhas de futebol da região. Uma pesquisa feito pelo instituto Mapa em novembro do ano passado apontou que 71% dos blumenauenses entrevistados reconhecem a marca como a maior apoiadora de esportes da região.

A vantagem deste tipo de investimento está nos valores que o esporte agrega à marca, como superação e trabalho em equipe, inerentes também ao sucesso das empresas, explica o especialista em Marketing Esportivo e professor da Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM), Fernando Trein.

Continua depois da publicidade