A pista de patinação no gelo, atividade do Natal de Joinville, ficou reservada apenas para pessoas com deficiência no Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado na terça-feira (5). Com a garantia, diversas pessoas com deficiência tiveram a chance de patinar pela primeira vez e aproveitar a atração.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem ter sensibilidade maior, foram oferecidos abafadores de ruídos, por conta do barulho do gerador. Com isso, o pequeno Gabriel Velloso, de seis anos, teve a oportunidade de patinar com segurança.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
— Achei maravilhosa essa ação porque a gente fica com receio de trazer quando tem o público em geral porque sabemos que ele tem limitações com o barulho, a espera. É gratificante ver a evolução dele, ver que está socializando, aceitando a ajuda de outras pessoas. O Gabriel está realmente se divertindo — disse Patrícia Velloso, mãe de Gabriel.
Continua depois da publicidade
Para receber pessoas com deficiência na pista de patinação no gelo, uma equipe de 80 pessoas passou por um treinamento. O objetivo é que todo mundo se sinta acolhido, com respeito e cordialidade.
Os monitores acompanham desde o momento de calçar os patins até a patinação em si. Juceli Terezinha da Silva, uma das pessoas com deficiência no local, agradeceu o momento e se divertiu com a atividade.
— Eu já enxerguei, então eu conheço quase tudo. Mas descrito, a gente vai imaginando como é o ambiente e se sente mais seguro. A descrição é maravilhosa — afirma.
A Luana Mendes perdeu a visão quando tinha quatro anos. Atualmente, é nadadora de alto rendimento, mas o desafio do dia foi fora das piscinas.
Continua depois da publicidade
— Gelo, de certa forma, é água também. A gente se adapta, vai devagar, pega o jeito. Quando vê, tá indo. Precisamos bastante dessas iniciativas porque o esporte e a cultura é para ser acessado por todos — disse Luana.
A diretora executiva da secretaria de Cultura e Turismo, Francine Olsen, explica que o objetivo é incluir mas também chamar a atenção para o tema do Dia da Acessibilidade.
— A gente quis sensibilizar os nossos atendentes do Natal de Joinville, porque essas pessoas possuem plenas capacidades para aproveitar, patinar, tratar com toda a normalidade, é assim que tem que ser — disse.
Veja fotos da patinação no gelo em Joinville
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
VÍDEO: Cobra-de-vidro se parte ao meio durante resgate de biólogo em Jaraguá do Sul
Dentista é condenado por armazenamento de pornografia infantil e tráfico em SC
Show gratuito com Michel Teló vai abrir as comemorações de Natal em Araquari