Muito se tem discutido sobre a idade materna ideal para ter filhos. No entanto, quando o assunto está relacionado à idade paterna, pouco se fala. Para homens acima de 50 anos que desejam ter filhos, é importante consultar um especialista, diz o pediatra geneticista Roberto Muller.
Continua depois da publicidade
– Em casos como esse é necessário procurar acompanhamento porque a idade aumenta o risco de mutações genéticas – afirma.
Pesquisas revelam a associação da idade paterna com a neurofibromatose, conhecida como doença de Von Recklinghausen, que se manifesta por meio de tumores benignos no sistema nervoso.
Outra doença associada é a acondroplasia ou nanismo, doença causada por uma mutação no DNA que afeta diretamente o desenvolvimento corporal.
Continua depois da publicidade
Há ainda o autismo, disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, e a esquizofrenia, doença que é caracterizada pela alteração de contato com a realidade.
O especialista revela que 60% da incidência dos casos relacionados com as doenças citadas estão intrinsecamente associados com a faixa etária acima dos 50 anos.
– Estudos apontam que homens com mais 50 anos de idade apresentam riscos mais elevados de transmitirem mutações genéticas aos filhos – diz Roberto.
Continua depois da publicidade