Quando o assunto é turismo, o Sul de Santa Catarina se apresenta como uma região bastante versátil. Afinal, em um dia de viagem, é possível ir do litoral à serra. Justamente por essa variedade, torna-se o destino ideal para os amantes do inverno.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Descubra nesta reportagem lugares, passeios e atividades turísticas para aproveitar o frio no Sul de Santa Catarina.

Fã de SC que viralizou com bebê cantando Beatles sonha em conhecer Paul McCartney

Experimentar uma degustação de vinho

Na época mais fria do ano, não pode faltar um bom vinho. Para quem procura enoturismo, o Sul catarinense tem diversas opções de vinícolas. A visita também permite conhecer um pouco da cultura, história e tradições locais.

Continua depois da publicidade

Juntas, as cidades de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans formam os Vales da Uva Goethe. Para acompanhar o vinho, a região possui diversos restaurantes típicos focados na gastronomia italiana.

Visitar os cânions no Extremo Sul

A região dos cânions de Aparados da Serra, em Praia Grande, tem uma das melhores atrações turísticas da América do Sul: a trilha do Rio do Boi. Além disso, o clima da região costuma ser bem gelado no inverno e atrai turistas que gostam de se hospedar em pousadas em meio às paisagens montanhosas.

Outras cidades como Jacinto Machado, Morro Grande e Timbé do Sul também fazem parte do Geoparque Mundial Caminhos dos Cânions do Sul e têm atrações semelhantes. Os municípios ficam próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.

Fazer a rota da baleia-franca

As cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna compartilham uma experiência em comum durante o inverno: a aparição de baleias-francas. Por isso, esses locais formam a “Rota da Baleia-Franca”, o roteiro ideal para observação até mesmo da areia.

Continua depois da publicidade

Todos os anos esses animais viajam quilômetros da Antártida até o Litoral Sul do Brasil. Na temporada, que vai de julho a novembro, as baleias se reproduzem nas águas geladas da região.

Viajar pela história nos passeios de trem

Tubarão, Laguna e Imbituba são algumas das cidades que oferecem passeios de Maria Fumaça. Assim como o roteiro pelas vinícolas, os passeios de trem representam um mergulho na história e cultura da região, além de contemplação da natureza.

As viagens são realizadas pelo Museu Ferroviário de Tubarão. Em determinadas épocas do ano ou datas comemorativas, os passeios ganham roteiros únicos e especiais.

Veja fotos de locais para visitar no frio do Sul de SC

Continua depois da publicidade

Leia mais

O “cemitério de botos” criado em cidade de SC para conscientizar sobre preservação da espécie

Cinco curiosidades históricas sobre Criciúma, a Capital do Carvão