O passeio do alto é o cenário de um capítulo importante na história de Blumenau e que começou a ser planejado em 1975. Foi neste ano que a Via Expressa foi idealizada justamente para ser mais uma alternativa para os moradores irem ao Litoral de Santa Catarina. Nem existia a BR-470 ainda e, o que antes era apenas uma pequena estrada, hoje se destaca na paisagem
Continua depois da publicidade
Confira abaixo imagens de drone que revelam as belezas da região da Fortaleza.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O primeiro passo prático foi a ponte do Tamarindo. Inaugurada em dezembro de 1999, faz a ligação entre os bairros Itoupava Seca e Itoupava Norte. Quase 10 anos depois, em setembro de 2008, foram liberados os primeiros trechos da Paul Fritz Kuenrich, o que conhecemos como Via Expressa. Essas novas pistas aceleraram a urbanização da região da Fortaleza, que compreende bairros como Tribess, Fidélis, Nova Esperança e Fortaleza Alta. Parte dessa região é livre de enchente e, por isso, muito procurado para uso residencial.
Leia também: Imagens aéreas revelam belezas e detalhes da região central de Blumenau
Continua depois da publicidade
Um dos pontos de encontro da comunidade é o Centro Comunitário Esportivo Fortaleza, na Rua Francisco Vahldieck. Ele existe há 46 anos, fica bem na frente a Igreja São Francisco de Assis, igreja tem quase 30 anos.
O bairro Fortaleza tem, de área urbana, pouco mais de 5 quilômetros quadrados. Esse nome que lembra força e grandeza, é por causa do ribeirão do bairro. Ele tem o mesmo nome e é chamado assim por causa de uma sequência de rochas que, alinhadas lembravam uma fortaleza.
No fim das contas, seja pra ir em direção ao Alto Vale ou para o Litoral, ou para as cascatas do interior de Gaspar, essa região representa a casa dos principais caminhos de Blumenau.
Reportagem por Patrícia Silveira, NSC TV
A região da Fortaleza em Blumenau
Continua depois da publicidade