Um passeio de domingo salvou uma família de ser arrastada pela enxurrada que afetou o bairro Lageado Baixo em Guabiruba, no Médio Vale do Itajaí, no início da noite deste domingo (24). Dona Marina Efelmann, 49 anos, e o filho Adriano, 23 anos, resolveram sair para passear e não estavam em casa quando tudo aconteceu.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias e Guabiruba e região no seu WhatsApp. Clique aqui.
— Meu filho me convidou para passearmos. Foi Deus que fez a gente sair. Se estivéssemos em casa não iríamos sobreviver — conta Marina.
Quando chegaram, por volta das 19h30, ficaram sem reação ao ver toda a lama e destruição causada pela água. Os dois foram acolhidos por parentes que também moram no bairro, mas não foram atingidos.
— Quando vimos o que havia acontecido foi desesperador — lembra Marina.
Continua depois da publicidade
A cidade registrou 170 milímetros de água em 24h, segundo a Defesa Civil, o que fez com que ficasse em “alerta máximo” no início da manhã desta segunda. Dona Marina conta que nunca viu nada parecido nos 49 anos em que mora no bairro, mesmo que o município já tenha sido afetado outras vezes por fortes chuvas.
O filho, Adriano, fala com tristeza sobre a situação que a família está enfrentando. A água arrastou os móveis e até a geladeira foi parar do lado de fora da casa, em meio à lama e perto do ribeirão.
— Perdemos tudo, não tem mais o que fazer. Não tem salvação — lamenta Adriano.
A enxurrada causou ao menos quatro deslizamentos em Guabiruba no início da noite deste domingo. A área mais atingida foi a Rua Carlos Zabel, que virou rio por conta da chuva intensa. Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram a força das águas. Famílias ficaram ilhadas e tiveram de ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo, 18 pessoas foram retiradas de situações de risco em meio à forte correnteza que se formou em plena via.
Colaborou Patrick Rodrigues


Continua depois da publicidade