Era impossível passar pela Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na tarde deste sábado e não parar alguns segundos para admirar o balão de 28 metros que pairava sobre o céu da Capital.

Continua depois da publicidade

Oferecido dentro da programação do projeto Floripa Tem, o passeio de balão é uma alternativa para quem quer um programa diferente na praia. O voo praticado em Florianópolis, e que também estará disponível neste domingo, é o chamado voo cativo, em que o balão sobe cerca de 20 metros do chão e fica parado, amarrado por quatro cordas.

A bela vista, com o sol iluminando a Lagoa, espanta o medo de altura e um possível nervosismo.

– Foi ótimo o passeio, agora quero fazer o voo livre, sem as cordas – conta Marina Beirão, turista de Belo Horizonte que estava com os amigos só para curtir o passeio de balão.

Continua depois da publicidade

Parar lá no alto da Lagoa da Conceição e apreciar a paisagem sob os pés é algo indescritível. Quanto mais o balão sobe, se aproximando das nuvens e se afastando do chão, mais se faz silêncio para apenas admirar a vista.

Há cerca de 30 anos praticando o balonismo, André Ibanhes, balonista profissional, conta que as condições climáticas são fundamentais para a prática deste esporte. Na tarde deste sábado, o público só pode fazer pequenos voos, pois o vento que soprava não permitia que o balão subisse até a altura que ele pode atingir.

– O balonismo é o show, o espetáculo visual, é interagir e contemplar a paisagem, mas tem que respeitar a natureza e os horários dos ventos e do sol – diz André.

Continua depois da publicidade

Se as condições climáticas colaborarem, domingo haverá voo de balão, das 15h às 17h, na Lagoa, na Avenida das Rendeiras, em frente à parada de ônibus número 5.