Um piloto da Base Aérea de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul precisou de habilidade e sorte para voltar com vida de um voo. O seu avião AMX foi atingido em em pleno ar por um pássaro, provocando danos na aeronave.

Continua depois da publicidade

Em um site de discussão na internet, o piloto relatou que, no dia 22 de agosto, voava junto com outro avião quando escutou um estrondo e sentiu sua aeronave tremer. Disse ainda que várias luzes de alarme se acenderam. Em seguida, subiu e pediu que o piloto do outro avião tentasse enxergar o que havia acontecido. Foi quando o colega notou os estragos na estrutura do AMX.

Esse, no entanto, não foi o principal problema. O impacto acabou cortando cabos e danificando o sistema elétrico principal do avião, ficando sem controle do leme, flaps, computador de bordo e freios aerodinâmicos.

– Só me sobrou uma bússola, um horizonte artificial, um indicador de velocidade analógico, compensadores de emergência e rádios de comunicação, sendo estes alimentados por uma bateria de emergência com duração de apenas 20min – disse.

Continua depois da publicidade

Além disso, houve dificuldade para pousar, já que o avião não tinha gasto muito combustível e estava pesado. O piloto salientou problemas para frear, já que ao final da pista o avião ainda estaria a 180 km/h.

Com tudo, o piloto acabou pedindo para que fosse acionada uma barreira de segurança, com um cabo de aço no chão e uma rede para segurar o avião. Ao final do procedimento, apesar do susto, o piloto saiu ileso e uma possível tragédia foi evitada.