Um pássaro atacou um lagarto que tentava atravessar uma rua no bairro Passo dos Fortes, na última sexta-feira (23), em Chapecó. A briga inusitada foi registrada pela cabelereira Cleusa Souza, que fez o flagrante e postou nas redes sociais. Assista:
Continua depois da publicidade
– Nesta época do ano é muito comum encontrar eles [lagartos] por aqui. Mas desta vez, me chamou muito a atenção, porque ele estava atravessando a rua e o passarinho impediu. O passarinho ia pra cima dele, pra ele sair mesmo, afugentado. Eles [lagartos] têm a fama de comer ovos, acho que a ave estava protegendo o ninho – afirmou.
A cabelereira já fez outros registros do animal, tanto em casa quanto no salão de beleza onde trabalha.
– Tem horas que eles me dão um susto. Tem vezes, quando estou trabalhando, e vejo eles até disfarço para não deixar as clientes assustadas também – conclui.
Continua depois da publicidade
> Vaca fica presa no telhado de rancho em Timbó
> Semana começa com tempo instável em Santa Catarina
Réptil chamado de teiú
O réptil é conhecido como teiú, segundo a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, e durante a primavera e verão esses animais ficam mais ativos por causa do calor.
– A temperatura do corpo depende da temperatura ambiente. Com a temperatura corporal maior, o metabolismo aumenta e eles procuram mais alimento – disse.
Esses animais são onívoros, ou seja, se alimentam tanto de vegetais quanto de animais, como insetos, aves e pequenos roedores. A dieta variada dos teiús tem como “prato preferido” os ovos. Por isso, a veterinária concorda com a hipótese levantada pela cabelereira.
– Os lagartos adoram ovos e provavelmente o passarinho estava tentando afastá-lo do ninho – confirma.
Continua depois da publicidade
O teiú é considerado um animal arisco, mas quando ameaçado, pode se tornar agressivo e geralmente usa a cauda para se defender. Esse animal é encontrado em praticamente todo o território nacional, com exceção da Floresta Amazônica, e pode medir até 1,5 metro.
> Em Chapecó, Paraná Pesquisas mostra um velho favorito e um candidato a surpresa
> Oeste de SC pode voltar às aulas presenciais, mas cidades mantêm atividades remotas