A empresa Autopista Litoral Sul, concessionária da BR-101 no Litoral catarinense, prevê a liberação ainda nesta quarta-feira da passarela do Km 108, em Penha. A empresa divulgou nesta terça-feira que iria trabalhar durante a madrugada de quarta no conserto da estrutura danificada no dia 19 de janeiro, quando uma carreta com a caçamba levantada bateu no local e comprometeu a viga da pista Norte (sentido Joinville).
Continua depois da publicidade
Para concluir o trabalho, o trânsito no sentido Norte da rodovia será temporariamente bloqueado, com o tráfego desviado por uma via lateral durante as primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Na pista Sul (sentido Florianópolis) o movimento de veículos ocorre normalmente. A previsão para concluir a reinstalação era até 5h.
Nos últimos dois meses engenheiros e técnicos da Autopista avaliaram os danos à passarela e estudaram maneiras de recuperar o que foi destruído. Isso porque no dia do acidente foram feitas apenas obras emergenciais, evitando que os congestionamentos na rodovia fossem ainda maiores.
Segurança
Como a análise técnica apontou que o restante da estrutura não foi afetado, garantindo segurança aos motoristas no período sem a passarela, agora será feita a colocação da viga restaurada. A passarela mais próxima a da atingida em Penha fica a um quilômetro do local, e por isso medidas preventivas foram tomadas para que os moradores da região pudessem cruzar a BR-101 sem riscos.
Continua depois da publicidade
Uma faixa de pedestres foi instalada, além de placas e faixas para que os veículos reduzissem a velocidade. As grades de proteção que ficavam próximas da estrutura também foram removidas, para que o pedestre tivesse mais facilidade ao atravessar. A expectativa é de que a sinalização da passarela e os equipamentos de segurança sejam readequados nos próximos dias pela Autopista Litoral Sul, empresa que administra o trecho.