A passarela de pedestres de Ratones, no Norte de Florianópolis, foi liberada neste sábado (13) após obras de melhorias que acontecem desde o ano passado. Nesta segunda-feira (15), a empresa responsável pela passarela deve concluir a colocação das obras de paisagismo do local.

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A abertura foi acompanhada pelo coordenador da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade no Litoral, Sidnei Machado, e do secretário Jerry Comper, que fez a vistoria final da obra e comemorou a entrega.

— É um dia muito importante para Santa Catarina porque a rodovia SC 401 é a mais movimentada que nós temos no Estado e o fluxo é muito grande de pedestres — diz. 

Logo após a liberação, a população começou a usufruir da melhoria, que era aguardada desde 2021, mas só começou a sair do papel no ano passado. Os primeiros a atravessar a SC-401 pela passarela foram o caseiro Jairo Escalante e os dois filhos dele.

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— Representa muita segurança. Passar por aqui é muito melhor do que passar por baixo —  disse o morador. 

 Para a filha dele, a estudante AIlin, de 14 anos, a novidade significa também o ganho de tempo, porque ao voltar da escola ela precisava pegar um segundo ônibus para não ter que arriscar a vida na travessia de um lado para o outro. 

— Eu nem tava passando mais porque é muito perigoso. Aqui teve uma mulher que foi atropelada passando, aí eu parei de passar —  explica a jovem, lembrando que o caso de acidentes com vítimas fatais era um problema já recorrente na região.

Confira as fotos da passarela

Obra teve investimento de R$ 2,3 milhões 

A passarela tem 230 metros de extensão, um vão livre de 25 metros e recebeu um investimento do Estado de R$2,3 milhões. Apesar de ser uma obra relativamente simples, o fato de estar localizada na rodovia mais movimentada do Estado teve que ser levado em consideração. 

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— Foi feito um planejamento, uma logística para que a montagem dela fosse feita sem gerar muitos transtornos para a rodovia e para as pessoas que utilizam esse espaço. É uma obra feita toda em concreto pré-moldado e a operação mais complexa que nós tivemos foi o içamento das duas vigas centrais, cada uma pesando em torno de 30 toneladas — revelou o coordenador da SIE no Litoral, Sidnei Machado.

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