Passa a valer nesta sexta-feira (15) o aumento nas passagens de ônibus da Grande Florianópolis. De acordo com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), o reajuste será de 13,5% – o valor da tarifa varia de acordo com o trecho.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
A agência explica que o aumento no preço tem como objetivo garantir o reequilíbrio financeiro da operação, principalmente por conta do aumento do diesel e pelo dissídio coletivo do reajuste dos motoristas e cobradores. A tarifa atende à Resolução 200/2022, conforme a Aresc.
O novo reajuste vale para as linhas das empresas Transporte Coletivo Estrela Ltda, Rodoviária Santa Terezinha Ltda, Biguaçu – Transportes Coletivos, Administração e Participações – Ltda., Jotur Auto Ônibus e Turismo Josefense Ltda., Jotur Auto Ônibus e Turismo Palhocense Ltda. e Auto Viação Imperatriz Ltda.
Além disso, segundo a Aresc, o novo valor também leva em conta o acordo assinado entre o Estado e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), feito em 2021, que tem como objetivo regularizar o sistema de transporte intermunicipal. Como trouxe o colunista do NSC Total Ânderson Silva, o termo diz que “o cálculo para revisão das tarifas será efetuado pela ARESC e deverá ser aprovado pela DIRETORIA COLEGIADA da Agência, respeitada a data-base”.
Continua depois da publicidade
Para a aplicação do reajuste sobre os valores tarifários atuais, será adotado o arredondamento para o múltiplo de cinco mais próximo em centavos. Já nos cálculos de aplicação do índice nos valores tarifários, o digito 5 será arredondado para cima nas casas decimais que ultrapassarem os centavos.
Em nota, a agência disse ainda que, caso tenha uma queda no preço dos combustíveis, há possibilidade de redução das passagens, atendendo o que também determina a resolução.
Leia também:
UFSC é considerada a sexta melhor universidade da América Latina
Com Bolsonaro, Congresso promulga PEC que amplia benefícios em ano eleitoral
Crianças de Florianópolis serão atendidas em contêineres devido à lotação de hospital