A passagem da tempestade Yakecan pelo Rio Grande do Sul deixou 226 mil sem luz e destruiu parte de um hospital. Um dos municípios mais afetados é Mostardas, que está sem energia elétrica desde a tarde de terça-feira (17). As informações são da Gaúcha Zero Hora.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Na capital Porto Alegre, a falta de luz afetou principalmente o funcionamento de semáforos. Também foram registradas quedas de árvores em diversos bairros. As regiões serrana e o Litoral Norte do estado gaúcho também sofreram com a queda de vegetação.
Um hospital em Tramandaí teve parte da ala de internação destruída pelos ventos fortes.
A neve foi registrada em cidades gaúchas na terça-feira. Em São José dos Ausentes, na Serra, os termômetros marcaram 3°C no início da madrugada. No município, os ventos chegaram a 91,4 km/h nas primeiras horas desta quarta-feira (18).
Continua depois da publicidade
As principais medidas adotadas pela Defesa Civil do Estado são preventivas. As aulas foram suspensas em diversas cidades nesta quarta-feira.
SC pode ter ventos de 100 km/h
O ciclone subtropical Yakecan que pode trazer rajadas de vento de até 100km/h em Santa Catarina irá chegar no Estado durante esta quarta-feira (18). De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, a tempestade se desloca do Rio Grande do Sul para SC durante a madrugada e percorre a costa catarinense pelo Litoral Sul até a Grande Florianópolis pela manhã.
Todo o Estado deve sentir a influência do Yakecan ao longo de quarta, mas em diferentes intensidades, afirma o meteorologista. As rajadas de vento em direção ao Litoral Norte de Santa Catarina devem ser de intensidade moderada a forte, de 50 km/h a 70 km/h, o que de acordo com Theodorovitz, já é intensa. No Oeste de SC, o vento deve variar entre 40 km/h a 55km/h.
Leia também
Ciclone, tempestade Yakecan ou até furacão: entenda fenômeno que gera frio e ventania em SC
Continua depois da publicidade
Vento de mais de 50 km/h torna manobras de navios arriscadas e fecha portos em SC
Ciclone afeta uma a cada três cidades de SC, fecha portos e causa enchentes