Um grupo de 34 brasileiros tenta há mais de um mês deixar a Faixa de Gaza. Durante esta quarta-feira (8), o grupo foi informado de que estariam autorizados a sair do território no dia seguinte. No entanto, ao longo do dia, a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi fechada, e a saída dos brasileiros foi adiada novamente. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Como a passagem de Rafah era a única saída possível do território, os civis brasileiros e de outras nacionalidades estão temporariamente impedidos de sair da região para fugir da guerra em Israel. Uma lista estava sendo organizada nos últimos dias com as pessoas autorizadas a saírem do país, mas nesta quarta-feira foram barradas na fronteira com o Egito.

Os 34 brasileiros estavam alocados na lista de quinta-feira (9). A expectativa é que a viagem do grupo seja adiada por mais três dias, até a reabertura da passagem de Rafah.

Negociações para saída da Faixa de Gaza

O governo do Brasil está negociando com Israel a saída da Faixa de Gaza, mas até o momento nenhum brasileiro conseguiu deixar a região. Um dos integrantes do grupo de brasileiros, Mohammad Farahat afirmou que o estresse psicológico e o cansaço está alto.

Continua depois da publicidade

— Esperamos que a passagem de Rafah seja aberta em breve para sermos evacuados de Gaza. Obrigado a todos que estão buscando ou se esforçando para nos apoiar e nos proteger — diz.

Daniel Zonshine,  embaixador de Israel no Brasil, afirmou em entrevista à GloboNews que seu país não pretende atrapalhar a saída de nenhum estrangeiro de Gaza.

— O Estado de Israel não possui interesse algum em atrasar a saída dos brasileiros ou de estrangeiros de qualquer outra nacionalidade. A cota para sair da Faixa de Gaza é determinada pelo Egito e de acordo com ela, algumas centenas de estrangeiros recebem permissão para sair a cada dia.

No último sábado (4), a Embaixada de Israel no Brasil divulgou uma nota culpando o Hamas por estar “atrasando” a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza, e garantiu estar fazendo tudo o que está ao seu alcance. Veja trecho da nota:

Continua depois da publicidade

O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas (…) O Estado de Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível“.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Santa Catarina recebe quatro repatriados da Cisjordânia

Conflito entre Israel e Palestina gera repúdio entre entidades brasileiras e especialistas de SC

Em nova fase da guerra, Israel deve intensificar operações em Gaza nesta sexta-feira