Os fortes ventos causados por um ciclone extratropical destelharam casas e derrubaram árvores na noite desta terça-feira (26) em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que a chuva e a presença de ventos fortes continue nesta quarta-feira (27), com rajadas que podem atingir até 80 km/h, principalmente na área litorânea.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nas últimas seis horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados no Litoral Norte catarinense. Navegantes lidera a lista com 65.1 milímetros, seguido de Balneário Piçarras, com 50.4 milímetros, e Penha, com 48 milímetros. Além disso, em Blumenau, ruas ficaram alagadas e houve registro de queda de granizo.

Derretimento de gelo da Antártida pode inundar a costa em SC

Em Concórdia, no Oeste do Estado, duas casas foram destelhadas na comunidade de Lajeado Paulino, por volta das 17h. Ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

Já em Campos Novos, no Meio-Oeste, uma árvore de aproximadamente 25 metros caiu em cima de um carro que estava estacionado no bairro Aparecida. A rede de energia elétrica também ficou danificada. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, não havia ocupantes no veículo no momento da queda.

O local foi isolado e equipes da Celesc foram acionadas para a manutenção. A árvore foi retirada com apoio da Secretaria de Obras do município.

A chuva também causou queda de barreira na SC-114, entre Otacílio Costa e Lages, na Serra catarinense, na manhã desta quarta-feira (27). Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), parte do km 199 foi invadido pelo deslizamento. Equipes também trabalham para desobstrução da via.

Também na região serrana, houve queda de barreira em dois pontos da SC-110, no km 397,900 e 401,250. Conforme a PMRv, o trânsito segue em meia-pista e a Secretaria de Infraestrutura (SIE) trabalha na liberação das vias.

Continua depois da publicidade

Veja imagens da chuva em SC:

SC segue em alerta

De acordo com a Defesa Civil, o alerta para ocorrências relacionadas às chuvas e temporais segue nesta quarta-feira por conta do avanço de uma frente fria associada a formação e atuação de um ciclone extratropical entre as costas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Por conta disso, o tempo segue instável, com chances de pancadas de chuva e temporais, acompanhados de raios, queda de granizo e alagamentos.

Além disso, conforme o órgão estadual, a previsão é de rajadas de vento com intensidade moderada a forte, que podem chegar a 80 km/h, podendo ultrapassar esses valores nas áreas litorâneas e com risco de destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica. Na Grande Florianópolis, as rajadas podem chegar a até 100 km/h. Na quinta-feira (28), o vento perde intensidade.

Leia também:

Ciclone provoca ventos de até 100 km/h e ondas de 4 metros em SC

Beneficiários do INSS em SC já podem antecipar a perícia médica