Quem estiver com viagem aérea programada para Florianópolis terá que assinar um termo obrigatório de distanciamento antes mesmo de embarcar no avião. O documento prevê que todos que cheguem na cidade devem, obrigatoriamente, cumprir restrição domiciliar de sete dias. Neste período, a pessoa só pode sair do local de hospedagem em casos essenciais como compra de alimentação e remédios. 

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Aqueles que estiverem com algum sintoma, a depender da data do início, vão passar por teste rápido no aeroporto ou serão encaminhados para testagem por PCR, após assinatura do termo de isolamento. A assinatura do termo já acontecia desde março, mas quando o passageiro já havia chegado no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

– A barreira sanitária no aeroporto de Florianópolis segue. Só que agora, vamos ganhar tempo, porque o passageiro já chega com o termo assinado. Assim, vamos manter somente a aferição de temperatura e continuar testando pessoas que possam apresentar sintomas, mesmo que tenha negado sintomas na assinatura do termo – explicou a diretora de Vigilância em Saúde de Florianópolis, Priscilla Valler dos Santos.

A assinatura do termo será no check in do passageiro e poderá acontecer de forma online. Ao preencher o documento, o sistema vai gerar um QR-CODE que será conferido pela barreira sanitária em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Entenda a diferença:

Isolamento: restrição total de saídas. Não poderá sair de casa em nenhuma hipótese, a não ser uma emergência de saúde.

Restrição domiciliar: só poderá sair para atividades essenciais, como compra de alimentos e remédios.