Fotos de um ônibus cheio em meio à pandemia do novo coronavírus foram enviadas por um usuário da linha Blumenau-Gaspar à reportagem do Santa nesta primeira semana em que o transporte intermunicipal voltou a rodar na região. Nas imagens, é possível ver todos os bancos ocupados e algumas pessoas em pé.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba mais sobre o coronavírus em Santa Catarina

Conforme a gerência da empresa prestadora do serviço, a Verde Vale, a imagem feita por volta das 6h desta segunda-feira (22), no trajeto entre Blumenau e o terminal da cidade vizinha, não reflete o que tem ocorrido na maioria das viagens.

— A lotação não chegou ao limite de 60% nenhuma vez, muito pelo contrário, os ônibus têm circulado praticamente vazios. O único relato que temos é dessa imagem. Todos os bancos estavam ocupados e havia cerca de sete pessoas em pé. Tudo dentro do limite permitido — garantiu o gerente da empresa, Rodrigo Bogo.

Apesar do registro feito no primeiro dia do retorno do intermunicipal, Bogo explica que nem sequer há previsão de veículos extras para horários de pico. Segundo ele, o transporte está operando “no prejuízo”, já que tem atendido cerca de 15% do público em comparação a um “dia normal”, sem pandemia. O serviço foi retomado após suspensão de três meses por conta das medidas restritivas para combater o novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

Retorno

Os intermunicipais voltaram a circular na região nesta segunda-feira com regras semelhantes às adotadas pela prefeitura de Blumenau, como capacidade de ocupação em 60% em relação ao limite e uso obrigatório de máscaras.

Horários

Os horários do transporte coletivo têm mudanças para as principais empresas que atuam na região — Rainha, Verde Vale, Volkmann e Expresso Presidente. Um levantamento do Santa traz todos os novos horários para você se programar. Clique aqui para visualizar as tabelas.