Dirigir com apenas uma mão, falando ao celular e fumando. Usar o cotovelo para segurar a direção enquanto fazia a troca de marcha e falava ao telefone. Usar fone de ouvido enquanto transportava dezenas de pessoas no feriado de Natal. Estas foram algumas das infrações cometidas por um motorista do ônibus da Auto Viação Catarinense no dia 21 de dezembro. Na viagem de São Paulo a Blumenau, o condutor cometeu pelo menos quatro irregularidades consideradas médias, previstas no Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro, e que tem como penalidade multa.
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As imprudências cometidas durante a viagem chamaram a atenção de passageiros que estavam no ônibus. A jornalista Pauline Machado, que mora em São Paulo e veio para Blumenau com o ônibus da Catarinense para passar as festas de fim de ano, aproveitou que estava sentada na poltrona quatro e filmou com o celular algumas das cenas.
Confira o vídeo feito pela passageira do ônibus:
Para Pauline, houve irresponsabilidade e descaso com a segurança e a vida dos passageiros:
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– Como mostram os vídeos, o motorista coloca nossas vidas em risco. Por várias vezes ele dirige fumando e ao mesmo tempo falando ao telefone. Para dar conta do veículo, chega a dirigir com um dos cotovelos e, em outros momentos, tira as duas mãos do volante.
O que diz a empresa Auto Viação Catarinense, por meio de nota:
“Sobre o caso relatado, a Catarinense não reconhece este comportamento e o considera inaceitável como prática de trabalho. Não há reclamações anteriores semelhantes a esta e, neste caso, uma comissão interna está analisando os fatos, e o profissional será imediatamente encaminhado para reciclagem.
Somos a mais antiga empresa de transporte rodoviário do Brasil e respeitamos a legislação de trânsito, treinando todos os motoristas na condição de condutores de um veículo de passageiros. Os motoristas recebem um treinamento durante o processo de admissão, num período de 15 dias, além de uma reciclagem periódica.
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Nos treinamentos são ministrados conteúdos sobre a legislação de trânsito, direção defensiva, além de outros temas inerentes ao serviço de transporte de passageiros como atendimento ao cliente.”