Um dos 53 brasileiros que estavam no navio Costa Concordia, que naufragou na costa da Itália nesta sexta-feira com mais de 4,2 mil pessoas a bordo, incluindo a tripulação, a jornalista Mara Parmegiani descreveu à agência AFP “cenas de pânico dignas do ‘Titanic'”, com empurrões entre os evacuados, gritos e choro. A passageira também acusou falta de preparo da tripulação:

Continua depois da publicidade

– Os funcionários não estavam de maneira nenhuma preparados, houve problemas quando os botes foram colocados no mar (…) e alguns coletes salva-vidas não funcionaram, assim como as luzes de emergência – disse ela.

O brasileiro Luciano Castro, um dos passageiros do Costa Concordia, disse à imprensa italiana que por volta das 21h30min (hora local da Itália) “todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa”.

Segundo ele, quando a luz voltou, o comandante anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas o barco começou a adernar. A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio.

O navio Costa Concordia partiu na sexta-feira de Civitavecchia, na região de Roma, e faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas nas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, conforme informações da assessoria de imprensa da Costa Crociere, empresa proprietária do navio.

Continua depois da publicidade

Na noite de sexta-feira o navio se chocou contra uma rocha e encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, a cerca de 40 quilômetros do continente. O casco da embarcação quebrou, o navio virou e ficou parcialmente submerso. A empresa responsável pelo cruzeiro informou que o processo de evacuação e resgate começou imediatamente.

No total, 12 navios e 9 helicópteros foram mobilizados no resgate, segundo o porta-voz da capitania de Livorno, Emilio Del Santos. A capitania de Livorno, o maior porto da Toscana, anunciou a abertura de uma investigação sobre a causa do acidente e como os passageiros foram resgatados. Pelo menos três pessoas morreram no acidente.

O navio levava 4.231 pessoas a bordo. Segundo o Itamaraty, os 47 passageiros e seis tripulantes brasileiros que estavam no navio foram resgatados e passam bem.

Em uma área de quase dois mil metros quadrados a cruzar o oceano, o Costa Concordia esbanjava luxo com quatro piscinas, 1,5 mil camarotes, 13 bares, cinco restaurantes, um spa de seis mil metros quadrados, pista poliesportiva e cinema, entre outras regalias.

Continua depois da publicidade