A colonização de Botuverá foi feita por imigrantes europeus, que vieram de diversas regiões da Itália, principalmente do Norte: Bergamo, Trento e Mantova. Trouxeram com eles a crença na religião católica, que os ajudou a vencer as dificuldades iniciais. As primeiras famílias que chegaram foram: Maestri, Martinenghi, Paloschi, Bosio, Colombi, Tachini, Caresia, Radavelli, Colzani, Venzon, Bambinetti, Comandolli, Gianesini, Fachini, Tirloni, Merizio, Dalcegio e Pavesi entre outras. No início, a madeira para a construção das moradias era serrada manualmente. Esta madeira de boa qualidade, principalmente a canela preta e a peroba, era muito utilizada. Depois foram construídas serrarias movidas pelas quedas de água que serravam mais rápido e com pouco menos esforço físico.

Continua depois da publicidade

O ecoturismo que teve início com a descoberta e a exploração das Grutas de Botuverá a partir de 1975. O parque segue se desenvolvendo e no futuro será um atrativo para a região pois as belezas naturais estão por toda a parte. O povo de Botuverá é muito receptivo e, em junho, celebra as tradições dos primeiros imigrantes italianos com muita música, comida típica e alegria.

José Luiz Colombi

Prefeito

– A cidade se orgulha do seu passado com o presente.

Continua depois da publicidade

SAIBA MAIS

População: 4.584 habitantes

Localização: no Vale do Itajaí, a 63,2 km de Blumenau

Características: a maior parte do território é montanhoso

Atrativos: a extração de calcário e a indústria têxtil que começa a se desenvolver no município. Em 1992, a cidade criou a Festa Bergamasca para promover um resgate histórico-cultural da colonização italiana na cidade

Pontos turísticos: a cidade é conhecida pelo Parque das Grutas de Botuverá, localizado no Bairro Ourinhos