Quando a Páscoa vem chegando, todo mundo lembra do feriado, da ressurreição de Jesus Cristo e do coelho. Epa! Faltou algo importante nesta lista do que logo vem à cabeça: os deliciosos e multicoloridos ovos de chocolate. Você já parou pra pensar sobre como surgiu a tradição de presentear com a magia do cacau em forma de ovo?
Continua depois da publicidade
Para ajudar você a descobrir qual a real origem da troca de ovos de páscoa no domingo em família, voltamos algumas dezenas de anos para entender como tudo começou. Toda história tem diversas versões. Depende de quem conta. E com esta não é diferente.
> Sexta-feira Santa é feriado? Entenda a data religiosa
Como coelhos não falam, melhor acreditar na explicação de alguns religiosos que relatam a associação entre os símbolos ovo e coelho nas celebrações que fazem parte da Páscoa.
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Continua depois da publicidade
Símbolo de vida e renascimento
De acordo com a Bíblia, Maria Madalena teria ido antes do amanhecer, até o sepulcro de Jesus de Nazaré, que havia sido crucificado na sexta-feira anterior. Era um domingo e o sol começava a irradiar seus primeiros raios.
Ela teria levado material para ungir o corpo de Jesus. Porém, ao chegar no local da sepultura, teve uma surpresa. Havia uma abertura e o corpo não estava mais lá.
A partir daí, esta versão foi ganhando fatos novos como o de que um coelho teria ficado preso no túmulo aberto na rocha. O animalzinho seria, então, o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por isso, teve o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa.
> Afinal, o que aconteceu na Sexta-feira Santa? Entenda o que significa a data
A fertilidade do coelho é bastante conhecida e o ovo surgiu como um verdadeiro símbolo de vida e renascimento. Uma alusão à ressurreição de Cristo.
Continua depois da publicidade
Entre os povos da Antiguidade, como os romanos por exemplo, se propagava a história de que o Universo teria a forma oval. Sendo que na Idade Média, as pessoas chegaram a acreditar que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo gigante.
Tudo estes fatos foram se acomodando com o passar dos séculos. E o hábito de usar ovos de galinha pra se presentearem entre si na Páscoa foi ganhando força em todas as populações.
Há historiadores que sugerem que a tradição se originou entre os persas. Mas há quem afirme que a origem da tradição se deu entre os povos chineses. Ninguém sabe ao certo.
> 10 fotos da Páscoa em Blumenau mostram por que você precisa visitar o evento
Ovos de Páscoa: de joias a bombons de chocolate
O que se sabe com certeza é que as festividades foram se desenrolando em torno da data que marca o renascimento de Jesus, de forma diferente de país para país.
Continua depois da publicidade
Na Alemanha, por exempo, a Páscoa é celebrada com muitos enfeites nas ruas. Os mais famosos são as cascas dos ovos de galinha, pintadas à mão e penduradas nos galhos das árvores. Do mesmo jeitinho que acontece com as bolas no Natal.
Já na Rússia, a forma de celebrar a Páscoa é outra, mas os ovos também estão presentes. Eles ornamentam os túmulos. Como forma de homenagear os entes queridos que partiram desta vida.
> Programação de Páscoa de Joinville terá Centro colorido e painel temático; confira
Os czares russos não satisfeitos com esta forma mais simples de celebrar a Páscoa, adotaram o hábito de dar ovos caríssimos de presente. Dizem que entre 1885 e 1916, os então czares russos Alexandre 3º e Nicolau 2º encomendaram cerca de 50 ovos de Páscoa ao famoso joalheiro russo Peter Carl Fabergé
Alexandre 3º presenteou sua mulher, a imperatriz Marie Feodorovna com um deles. Imagine a surpresa dela ao abrir o ovo de presente e se deparar com um relógio cravejado de safiras e diamantes. A joia está bem guardado até hoje. E, em abril de 2014, a peça de 8,2 cm de altura foi avaliado em US$ 20 milhões.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, na Itália, a decoração com ovos coloridos ganha as mesas da ceia pascal. Foi somente por volta do século 18, que os confeiteiros franceses tiveram uma grande ideia: experimentar uma nova técnica de preparo para os ovos pascais. Esvaziaram os ovos e rechearam com chocolate.
> Melhores filmes para maratonar no feriadão de Páscoa
No século 19, as cascas dos ovos passaram a ser feitas de chocolate também. E no seu interior foram colocados bombons de vários sabores. A ideai foi 100% aprovada pelos gulosos de plantão.
E até hoje, mesmo quem não lembra da origem ou não considera a ressurreição de Jesus um fato importante, presenteia e ganha os saborosos ovos de chocolate. Ou você conhece alguém que ganha ovos de Páscoa feitos com chocolate de presente e não fica feliz?
> Pesquisa mostra quanto custam os ovos de Páscoa em lojas de Blumenau; veja preços
Símbolo: Na imaginação, os ovos de Páscoa são trazidos por coelhos fofinhos
Voltando ao coelho. Mesmo sem nunca ter botado um ovo na vida, afinal são mamíferos, os coelhos se consolidaram como um símbolo da maior festa cristã depois do Natal.
Continua depois da publicidade
Já no antigo Egito, a fertilidade dos coelhos e coelhas era admirada pelos povos da época. Eles são capazes de gerar filhotes de 4 a 8 vezes por ano. Em cada uma das ninhadas, nascem de 8 a dez coelhinhos. Uau! Poderia ser outro o animal para se tornar símbolo de renascimento?
Os melhores filmes de TODOS OS TEMPOS
Leia também
Preço do ovo de Páscoa varia mais de 60% em Joinville; veja onde comprar mais barato
Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo? Entenda
Feriados 2022: veja calendário de folgas no Brasil
Páscoa em Blumenau muda cenário na Vila Germânica; veja programação completa
Chocolate pode fazer bem para o cérebro, dizem especialistas