Uma pesquisa elaborada pela Associação Catarinense dos Supermercadistas (Acats) para saber a expectativa do setor para a Páscoa aponta que 80% das empresas preveem vender menos que no ano passado. O impacto é atribuído à pandemia de COVID-19 e deve ser refletido diretamente no preço para os consumidores.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Acats Paulo César Lopes, os chocolates vendidos pelos supermercados devem estar "20% mais barato" em relação aos preços praticados em 2019. Outro aspecto analisado pelo comerciante é a redução da concorrência.
– Com a prorrogação dos decretos que mantém fechados shoppings e outros tipos de estabelecimentos não essenciais, as pessoas acabam vindo comprar chocolate nos mercados. Também percebemos redução da quantidade de pessoas que fazem chocolate caseiro.
A avaliação é o que faz o setor olhar com leve otimismo para esta semana. Aliada ao fato de que "o brasileiro deixa tudo pra última hora", a expectativa é que ao longo dos próximos dias os clientes apareçam para comprar os chocolates – já encomendados pelos supermercados no final do ano passado.
Ouça a entrevista:
Continua depois da publicidade