Um caso raro de nascimento de trigêmeos foi registrado na manhã desta sexta-feira (25) no Hospital Santo Antônio, em Blumenau. A unidade, que é referência para partos de alto risco, estava há dois anos sem vivenciar essa experiência. A cesariana mobilizou setores do HSA justamente por conta de possíveis complicações. Felizmente tudo ocorreu bem e os três meninos estão bem, sendo monitorados na UTI neonatal.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Balneário Camboriú e região direto no Whatsapp.
No total, 16 pessoas da equipe estiveram envolvidas no nascimento de Miguel, Matheus e Moisés. A mãe, a blumenauense Lucineia Pastuchenko Zaps, de 33 anos, mora no bairro Salto do Norte e foi acompanhada pelo ambulatório de gestação de alto risco do hospital. O supervisor do Materno Infantil do HSA explica que médicos de diferentes áreas acompanharam o parto.
— Sabíamos que precisaríamos de uma equipe completa nesse momento. Foi necessário um anestesista, dois ginecologistas e obstetras, três pediatras, três residentes da ginecologia e obstetrícia, dois residentes da pediatria e um residente da neonatologia. Estiveram envolvidos também enfermeiros obstetras e neonatologistas e equipe assistencial do Centro Obstétrico.
A mãe Lucineia já tem uma filha e, 10 anos depois do nascimento da menina, descobriu que teria outras três crianças de uma vez só. Ela conta que estava tentando engravidar, mas não pensava que daria à luz trigêmeos algum dia.
Continua depois da publicidade
— Lembro, quando vi há dois anos atrás, o nascimento dos trigêmeos e imaginei a surpresa dessa vez. O mundo realmente é surpreendente, agora chegou a minha vez.
Segundo o Hospital Santo Antônio, a cesariana ocorreu de forma tranquila e programada para garantir a segurança de todo o processo. A mãe se recupera do pós-parto no Centro Obstétrico, enquanto os bebês estão saudáveis e evoluem bem.
Leia também:
Flagra do uso de carro da prefeitura de Blumenau a lazer expõe falha na transparência
Roubo atrapalhado de carro em Blumenau tem mulher arrastada e até briga ao volante