Em um nascimento considerado raro, Arthur e Miguel vieram ao mundo na quarta-feira (2), em Jaraguá do Sul, cada um com uma característica especial: um com parto empelicado e outro com um nó verdadeiro de cordão umbilical, respectivamente. O momento deixou a equipe médica, os pais e a fotógrafa emocionados.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O nascimento por parto cesárea dos filhos gêmeos de Iara e Henrique Schwabel aconteceu no Hospital Jaraguá. Envolto pela bolsa amniótica, Arthur, veio ao mundo pesando pouco mais de três quilos, assim como o irmão Miguel, que nasceu com um entrelaçamento no cordão umbilical, classificado como nó verdadeiro.
Segundo a enfermeira obstetra Ana Paula Resplandes de Sousa, o parto empelicado ocorre com a intenção de proteger o bebê de traumas e fraturas, e acontece quando não ocorre o rompimento da estrutura membranosa que encapsula a criança e o líquido amniótico.
Continua depois da publicidade
— Essa é uma condição rara, que pode acontecer em qualquer momento da gestação, porém ocorre com mais frequência em partos prematuros, gestação gemelar, cesariana de fetos prematuros — afirmou.
Já o nó verdadeiro, ainda de acordo com a enfermeira obstetra, é um caso raro, e acontece devido ao comprimento do cordão umbilical, que pode ter cerca de 50 a 60 centímetros.

Além dos pais dos gêmeos, o nascimento dos meninos também foi emocionante para a fotógrafa Débora Cunha. Acostumada a fazer retratos de partos, a profissional descreveu o momento como uma grata surpresa.
— Na hora, eu chorei junto. Não tem como não se emocionar, todos se emocionaram. São situações raras, mas quando acontece em um único parto, se torna mais raro ainda. Com certeza uma das experiências mais incríveis nestes 10 anos fotografando partos — disse.
Continua depois da publicidade
Confira as fotos do nascimento dos gêmeos



*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Vereador de Joinville tem mandato cassado pelo TSE
Cidade de SC busca obra em estrada como “contrapartida”
Com surpresa, reforma de ginásio é confirmada em visita do governador