Os próximos dias devem ser agitados para as lideranças políticas da região que querem ser incluídas nas nominatas de candidatos a deputado estadual e federal nestas eleições. Com o prazo para a realização das convenções partidárias aberto, os diretórios municipais dos dez maiores partidos em números de filiados em Joinville – segundo dados do TSE – garantem que os nomes estão praticamente confirmados, aguardando apenas a formalização das candidaturas.
Continua depois da publicidade
Apesar das tentativas iniciais de sair com apenas um candidato para cada vaga, o PSDB resolveu suas disputas internas abrindo mão da prerrogativa – o resultado é que a lista de candidatos do partido deve contar com os deputados Marco Tebaldi e Nilson Gonçalves concorrendo à reeleição para a Câmara Federal e à Alesc, respectivamente, além do vereador Fábio Dalonso e o empresário Alexandre Rossa na disputa por uma vaga no Legislativo estadual.
No PDT, a definição foi praticamente selada após a expulsão do vice-prefeito Rodrigo Coelho do partido, com o vereador James Schroeder à espera de ter seu nome confirmado na convenção.
No PP, há consenso no nome do vereador Sidney Sabel, mesmo clima vivido pelo DEM, com o ex-vereador Professor Cristo sendo a aposta da legenda para ter mais representatividade na Assembleia em 2015. PPS, PSC e PR apostam também em apenas um candidato.
Continua depois da publicidade
Já no PT, como é tradição, adota-se a linha de várias candidaturas, com indicados de cada corrente da sigla. Devem estar na disputa os vereadores Adilson Mariano e Manoel Bento, além do ex-prefeito Carlito Merss e de Moacir Nazário.
Dúvida no PMDB
A única legenda que permanece com uma incógnita é o PMDB. Em princípio, são três nomes: Mauro Mariani para deputado federal; e Dalmo de Oliveira e João Carlos Gonçalves para estadual.
No dia 27, o partido se reúne para decidir se sai apenas com uma ou com as duas candidaturas à Assembleia Legislativa. A principal preocupação é o jejum de mais de uma década sem nenhum eleito para o posto.
Continua depois da publicidade
PSD e PSB investem em novas filiações
Pequenas em números de filiados em Joinville, mas com representatividade na Câmara de Vereadores, siglas recentemente criadas vêm com força nestas eleições. É o caso do PSD, do atual governador Raimundo Colombo. A legenda conta atualmente com dois parlamentares, que tentarão a reeleição: Kennedy Nunes e Darci de Matos.
Recém-filiado ao partido, o médico José Aloisio Vieira, o Dr. Xuxo, entra na disputa para o Congresso após uma cisão no PR, que tirou os irmãos Vieira do partido.
No PSB, o vereador mais votado das duas últimas eleições em Joinville, Patrício Destro, disputará a vaga de deputado estadual após deixar o PSD, alegando falta de espaço para concorrer à Alesc. O outro candidato socialista será o Dr. Cassiano Ucker, saindo para deputado federal.
Continua depois da publicidade
Pequenos apostam em nomes conhecidos
Legenda criada há pouco tempo, o Solidariedade (SDD) conta com apenas seis filiados em Joinville, mas aposta no nome do vereador Odir Nunes para conquistar sua primeira cadeira na Assembleia.
Já o Partido Republicano Brasileiro (PRB) terá como nome à Alesc o advogado Beto Gebaili. Radialista há 28 anos e natural de Santos, Gebaili foi pré-candidato a vereador de Joinville em 2012.
No Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o jornalista Leonel Camasão é a principal aposta da sigla. Candidato a prefeito de Joinville em 2012, terminou a eleição com 4% dos votos. Em 2010, tentou a Câmara Federal e desta vez concorrerá à Alesc.
Continua depois da publicidade
Elisandro Lotin e Ivan Rocha também devem estar na nominata do PSOL.