A três meses do primeiro turno das eleições municipais de 2024 e a menos de duas semanas do início do prazo para as convenções, a maioria dos partidos políticos ainda não marcou data para esses encontros partidários nas maiores cidades de Santa Catarina. As convenções são o momento em que são confirmados oficialmente os candidatos a prefeito, vice e vereadores nas disputas de outubro. O prazo para a realização das convenções dos partidos começa em 20 de julho e vai até 5 de agosto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No total, de 29 diretórios municipais com pré-candidatos a prefeito levantados pela reportagem nas cinco maiores cidades do Estado, somente 12 já confirmaram as datas das convenções. Os outros 17 ainda vão definir os detalhes do encontro partidário.

Veja quem já definiu as convenções

Em Florianópolis, o PSD, do atual prefeito Topázio Neto, que deve concorrer à reeleição; o PT, que tem como provável nome o ex-vereador Vanderlei Farias, o Lela; e o PSOL do pré-candidato Marquito já definiram data para as convenções. Os dois primeiros devem se reunir no dia 27 de julho e o terceiro, na reta final do prazo, em 3 ou 4 de agosto.

Em Joinville, apenas o partido Novo, do atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Adriano Silva (Novo), já confirma a data da convenção: 27 de julho.

Continua depois da publicidade

Entre as três maiores cidades de Santa Catarina, Blumenau é onde o cenário de convenções está mais adiantado, com quatro dos cinco partidos com pré-candidatos a prefeito confirmando as datas das convenções. O PL, que terá como pré-candidato a prefeito o atual deputado Egídio Ferrari, e o Novo, com o provável nome de Odair Tramontin para a corrida pela prefeitura, reúnem-se em eventos diferentes dia 27 de julho. O PT da pré-candidata Ana Paula Lima e o PSOL, que deve indicar Rosane Martins, têm encontros previstos para 5 de agosto.

Em São José, o PSD, do atual prefeito e pré-candidato à reeleição Orvino Coelho d’Ávila, tem convenção prevista para o dia 23 de julho, enquanto o Novo, da pré-candidata Vanessa Milis, deve se reunir no dia 22.

Em Itajaí, o PSD, que tem como provável nome para a prefeitura o atual vereador Osmar Teixeira, prevê convenção para 25 de julho, enquanto PDT, do pré-candidato Marcelo Sodré, e União Brasil, que pode indicar Márcio Dedé, preveem encontros partidários para confirmar as candidaturas no último dia do prazo legal, em 5 de agosto.

Definições na reta final

Em algumas cidades, a indefinição sobre a data das convenções decorre, entre outros fatores, das negociações dos partidos para formar as chapas de candidatos a prefeito e vice. Na capital Florianópolis, embora os pré-candidatos a prefeito já sejam conhecidos do eleitorado nos últimos meses, há indefinições sobre vagas de vice.

Continua depois da publicidade

É o caso, por exemplo, da aliança do atual prefeito Topázio Neto com o PL do governador Jorginho Mello, que deve ter direito a indicar o vice, e também dos projetos de Dário Berger (PSDB) e Marquito (PSOL).

No caso do PL, alguns diretórios municipais ainda não definiram a data das convenções municipais porque querem escolher uma data compatível com a agenda do governador Jorginho Mello, para permitir a participação dele no encontro.

Em outras cidades catarinenses, a própria indicação ou não de candidato a prefeito é discutida pelos partidos, com outras hipóteses em mesa, como a adesão a projetos de outras legendas.

O que são as convenções

As convenções estão entre as últimas etapas da chamada pré-campanha. Depois dos encontros em que os partidos confirmam a indicação dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, abre-se o prazo para o registro dessas candidaturas junto à Justiça Eleitoral — neste ano, o prazo vai de 6 a 15 de agosto.

Continua depois da publicidade

Ao fim desse prazo, a partir de 16 de agosto, tem início a campanha eleitoral, período a partir do qual é permitido aos candidatos pedir votos e participar de eventos de propaganda eleitoral.

A propaganda gratuita em rádio e TV começa em 30 de agosto. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro. O segundo turno, nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que o primeiro colocado não obtiver maioria dos votos, será em 27 de outubro.

Leia também

Mesmo sem PEC da Transição, SC volta a ter orçamento recorde para rodovias federais

Noemi Leal assume vaga de Gabrielzinho na Câmara de Florianópolis

Partido Trabalhista deve voltar ao parlamento britânico após 14 anos; entenda