Enquanto o PSDB “encolheu”, o PL, atual partido do Jair Bolsonaro, foi quem elegeu a maior bancada na Câmara dos Deputados. A legenda ficou com 98 eleitos. O resultado reflete o sucesso de Bolsonaro como uma espécie “cabo-eleitoral de luxo” e um dos piores resultados dos tucanos em eleições gerais.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com o mesmo número na urna do presidente, seis candidatos de Santa Catarina conseguiram ser eleitos. São eles: Carol De Toni, Jorge Goetten, Julia Zanatta, Daniel Freitas, Daniela Reinehr e Zé Trovão.
Mais votada em Santa Catarina, De Toni atribui o avanço do PL ao presidente Bolsonaro. Em sua avaliação, ele conseguiu “dar voz” ao conservadorismo já presente na população brasileira.
— O Brasil sempre teve um viés conservador só que a gente não tinha até então os meios de expressar esses valores. O presidente Bolsonaro foi a liderança política que pode arregimentar esses sentimentos populares e que cada vez mais está se consolidando como uma grande liderança no país — comenta a deputada.
Continua depois da publicidade
Já o PSDB terá uma bancada menor no ano que vem. O partido passará de 23 deputados para 13, nenhum deles de Santa Catarina. O desempenho ruim do partido não foi restrito à Câmara.
A legenda não conseguiu eleger nenhum senador e também não conquistou em primeiro turno nenhum governo estadual. A esperança de melhorar esse cenário é vencer nos quatro que adiaram a decisão para um segundo turno — Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso.
Outras bancadas de destaque são a petista, que pode chegar a 80 deputados se considerada a Federação Brasil, que integra além do PT, PV e PCdoB. Sem a junção,o partido já é o segundo maior em número de representantes, com 68 deputado
Uma possível fusão partidária entre União Brasil e PP pode tirar a liderança do PL do ranking. Juntos os partidos teriam 101 deputados.
Continua depois da publicidade
Veja a lista com os eleitos
- PL – 98
- PT – 68
- União Brasil – 57
- PP – 47
- MDB – 42
- PSD – 40
- Republicanos – 39
- PDT – 17
- PSB – 17
- PSDB – 13
- PSOL – 12
- Podemos – 12
- Avante – 7
- PSC – 6
- PCdoB – 6
- PV- 6
- Cidadania – 4
- Patriota – 4
- SD – 4
- Novo – 3
- Pros – 3
- Rede – 2
- PTB – 1
O que faz um deputado federal?
Os políticos eleitos para a Câmara dos Deputados têm o dever de legislar. Isso significa que cabe a eles propor, discutir e aprovar leis e até a constituição. Ainda podem aprovar ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente.
Os deputados federais também fiscalizam e controlam as ações do Poder Executivo. São responsáveis por autorizar a instauração de um processo de impeachment contra o presidente da República ou o vice-presidente. Além disso, podem criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um tema ou situação específica, quando existem denúncias ou suspeitas de irregularidades.
Confira como foi a live da CBN com NSC Total sobre as Eleições 2022:
Leia também
Eleições 2022: guia mostra tudo o que você precisa saber
Continua depois da publicidade
O que esperar das Eleições 2022? Colunistas da NSC respondem
Orçamento de SC para 2023 tem projeção de crescimento de 16%