Os partidos políticos de Santa Catarina antecipam a realização das convenções partidárias e devem definir os rumos para as eleições mais cedo em 2022. As reuniões decidem oficialmente quem serão os candidatos e marcam o ponto de partida da campanha eleitoral.
Continua depois da publicidade
PF pede ajuda às polícias de SC para reforço na segurança contra violência eleitoral
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em 2022, o calendário eleitoral define que as convenções devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Tradicionalmente, muitos partidos deixam a definição para os últimos dias do prazo, mas neste ano a maioria dos encontros deve ocorrer logo nos primeiros dias. Cinco das nove legendas com pré-candidatos a governador anunciados devem fazer suas convenções nos primeiros dias do prazo da legislação.
É o caso do MDB, maior partido do Estado e que vive uma disputa interna entre a candidatura própria de Antídio Lunelli e o apoio ao governador Carlos Moisés, e do PP, segunda legenda com mais filiados em SC, e que decidirá se lança o nome de Esperidião Amin ao governo ou se embarca em outro projeto. Com as decisões das maiores legendas, a campanha eleitoral em SC tem todas as peças colocadas em jogo e começa para valer no Estado.
Continua depois da publicidade
O secretário-judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Maximiniano Sobral, afirma que o fim das coligações nas eleições proporcionais pode ser um dos motivos que justificam a realização das convenções já no início do prazo. Isso porque os arranjos para compor coligações que resultem em bom tempo de TV e nominata forte para os cargos de deputado tomam menos tempo das legendas. Outra explicação pode ser o tempo menor de campanha eleitoral, em vigor desde 2016.
— Os partidos se atentaram que com prazo curto de campanha, de 45 dias, o quanto antes eles formalizarem o registro de candidatura, antes eles podem dar início a procedimentos da campanha, como a abertura de contas bancárias, produção de materiais, o pré-candidato já passa a ser candidato… — explica.
A antecipação auxilia também a Justiça Eleitoral, que pode julgar os registros de candidaturas em tempo hábil até a votação.
Sábado terá maior número de convenções
O primeiro partido a oficializar a candidatura ao governo deve ser o Novo. A legenda marcou a convenção para o primeiro dia do prazo, 20 de julho, logo às 9h, em formato virtual. O Novo terá o promotor de Justiça Odair Tramontin como candidato ao governo, e o empresário Ricardo Althoff como provável vice.
Continua depois da publicidade
Mas o dia com maior número de convenções partidárias em SC será o primeiro sábado do prazo, dia 23 de julho. Nesta data, está marcada a convenção do MDB, que deve encerrar uma novela de mais de um ano sobre o rumo da legenda nas eleições de SC em 2012. A legenda deverá decidir entre lançar a candidatura a governador do empresário Antídio Lunelli, ex-prefeito de Jaraguá do Sul, ou oficializar o apoio à reeleição do atual governador Carlos Moisés, indicando o vice e o candidato ao Senado. Udo Döhler, empresário e ex-prefeito de Joinville, é o nome que será apresentado como indicação para vice caso o partido decida apoiar Moisés.
Além do MDB, outras duas legendas com pré-candidatos ao governo devem fazer convenção no mesmo dia 23. Trata-se do PP, que tem o senador Esperidião Amin como pré-candidato ao governo, e do União Brasil. O partido vai confirmar a candidatura de Gean Loureiro ao governo em convenção conjunta com o PSD, que deve indicar Eron Giordani como vice na chapa.
Na segunda semana disponível para as convenções, será a vez da reunião do PT e dos partidos da frente de esquerda. Os petistas têm Décio Lima como pré-candidato ao governo, mas ele ainda disputa o espaço com Dário Berger, do PSB. O PL do pré-candidato Jorginho Mello fará a convenção no último dia do prazo, 5 de agosto, mesma data anunciada pelo PSB, que tenta emplacar a candidatura de Dário Berger na Frente de Esquerda. Confira abaixo as datas de convenções das legendas com pré-candidatos ao governo.
Apenas um deputado de SC votou contra PEC Kamikaze na Câmara; confira
Convenções definem rumos dos partidos
As convenções são as reuniões em que os partidos definem oficialmente os nomes dos candidatos às eleições. Em muitos casos, as legendas já chegam a essa data com os projetos definidos, mas por vezes a escolha das candidaturas se dá apenas no encontro dos dirigentes partidários e filiados.
Continua depois da publicidade
— A convenção é um marco importante do processo eleitoral porque ali vão ser definidas as candidaturas, quem vai concorrer na eleição proporcional, e as coligações, com os arranjos políticos para os cargos majoritários — afirma Maximiniano.
Apesar do caráter oficial, até mesmo a decisão da convenção pode ter mudanças nos partidos até a campanha eleitoral. Em 2018, por exemplo, o PP lançou Esperidião Amin como candidato a governador na convenção no fim de julho, mas o partido acabou apoiando Gelson Merisio, então no PSD, e Amin concorreu ao Senado. No mesmo ano, o PSDB anunciou em convenção a candidatura de Paulo Bauer a governador e de Napoleão ao Senado. Uma semana depois, os tucanos apoiaram Mauro Mariani, do MDB, ao governo, Paulo Bauer concorreu ao Senado e Napoleão, a vice.
A confirmação das candidaturas ocorre apenas com o pedido de registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, o que neste ano precisa ocorrer até 15 de agosto.
Moisés se acerta com Udo para vice, mas agora falta a convenção do MDB
Convenções em SC
MDB
Quando: 23 de julho, 9h
Onde: Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Antídio Lunelli a governador ou apoio à candidatura de Carlos Moisés (Republicanos), indicando Udo Döhler para vice e um nome para o Senado.
Continua depois da publicidade
PP
Quando: 23 de julho, 9h
Onde: Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Esperidião Amin a governador ou apoio à candidatura de Jorginho Mello (PL), indicando um nome para vice.
União Brasil e PSD
Quando: 23 de julho, 14h
Onde: Centrosul, em Florianópolis
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Gean Loureiro (União) a governador, com Eron Giordani (PSD) de vice.
Republicanos
Quando: 23 de julho, 19h
Onde: Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis
O que está em jogo: confirmação da candidatura do governador Carlos Moisés à reeleição.
PT
Quando: 25 de julho, 19h
Onde: Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Décio Lima ao governo ou apoio a candidatura de outro nome da Frente de Esquerda
Novo
Quando: 20 de julho, 9h
Onde: Virtual
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Odair Tramontin a governador, com Ricardo Althoff de vice
Continua depois da publicidade
PL
Quando: 5 de agosto, 20h
Onde: Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Jorginho Mello a governador
PSB
Quando: 5 de agosto, horário a definir
Onde: a definir
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Dário Berger a governador ou apoio a candidatura de outro nome da Frente de Esquerda
Pros
Quando: a definir
Onde: a definir
O que está em jogo: confirmação da candidatura de Ralf Zimmer Júnior a governador
Veja tudo sobre as eleições
Leia também
Moro anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná
Ex-isentona, Anitta surpreende e declara voto em Lula: “Mas não sou petista”
Republicanos marca convenção para confirmar candidatura de Moisés