As pesquisas de boca de urna indicam uma provável volta do Partido Trabalhista (centro-esquerda) ao poder no Reino Unido. Os primeiros resultados das eleições, divulgados na noite desta quinta-feira (4), mostram a sigla com 410 assentos no Parlamento britânico, e o líder do partido, Keir Starmer, como o novo primeiro-ministro. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com a pesquisa de boca de urna, o partido conservador do atual primeiro ministro, Rishi Sunak, obteve 131 assentos no parlamento, contra os 410 assentos dos Trabalhistas. Para obter maioria, é preciso conquistar 326 cadeiras do total de 650 assentos.

O resultado representa uma grande mudança na composição do Parlamento. Até maio, quando ele foi dissolvido, o Partido Conservador era maioria, com 344 cadeiras. Os trabalhistas, por sua vez, tinham 205 cadeiras, e de acordo com a boca de urna, dobraram o número de deputados do partido.

A prévia do resultado está sendo tratada como uma “vitória de lavada” trabalhista pela imprensa britânica. A vitória seria também um retorno do partido ao poder após 14 anos.

Continua depois da publicidade

As urnas fecharam às 18h (horário de Brasília) e as pesquisas de boca de urna dão somente um indicativo da apuração dos votos, que continua. O cenário, contudo, era o esperado após pesquisas de intenção de voto, que mostravam a vitória trabalhista.

Seguindo as pesquisas, Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, deve se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Partido Trabalhista volta ao poder após 14 anos

Os conservadores de centro-direita estiveram no poder no Reino Unido durante os últimos quatro mandatos, após assumirem o país durante a crise financeira global. Contudo, os políticos se tornaram alvo de críticas após anos marcados por uma economia lenta, serviços públicos em declínio e uma série de escândalos.

O atual primeiro-ministro, Rishi Sunak, convocou em maio as eleições de forma antecipada, o que foi visto com surpresa. A medida buscava trazer mais votos para seus aliados, já que na época um bom resultado de um balanço financeiro havia sido divulgado. Contudo, o efeito foi reverso, e os conservadores não conseguiram garantir uma nova vitória.

Continua depois da publicidade

Starmer, o provável novo primeiro-ministro, usou as redes sociais para agradecer seus eleitores após o fechamento das urnas. “A todos que fizeram campanha para o Partido Trabalhista nesta eleição, a todos que votaram em nós e confiaram no nosso Partido Trabalhista reformado – obrigado”, disse Starmer em publicação no X (antigo Twitter).

Sendo confirmados os 132 assentos dos conservadores, esse deve ser o pior resultado em número de cadeiras no Parlamento desde que a sigla ganhou esse nome, na década de 1830. Até então, o pior cenário havia sido registrado em 1906, com 156 assentos.

Leia também

Entenda a investigação e próximos passos de indiciamento de Bolsonaro em caso de joias

Cúpula da direita tenta trazer Marine Le Pen para evento com Milei em Balneário Camboriú