O comitê político do Partido Socialista português anunciou na madrugada desta segunda-feira que recomendará a seus deputados que votem uma moção para derrubar na terça-feira o governo de direita em minoria, que terá seu programa debatido no Parlamento a partir desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

O comitê, que se mostrou amplamente favorável (69 votos de 74), também aprovou a formação de um governo socialista, apoiado por uma aliança inédita com os partidos de esquerda anti-liberal.

“A formação e a aprovação do governo pelo Parlamento estão garantidas, assim como as condições de estabilidade ao longo da legislatura”, afirma o comitê político em um comunicado citado pela agência Lusa.

No poder desde 2011, a coalizão de direita do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho venceu as eleições de 4 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta depois de adotar uma impopular política de austeridade por quatro anos.

Com 122 cadeiras das 230 do Parlamento, o conjunto da esquerda conta com a maioria necessária para rejeitar o programa de governo de direita, o que significaria sua queda automática.

Continua depois da publicidade

O comitê central do Partido Comunista português aprovou no domingo a formação de um governo socialista, apoiado pela união de esquerda durante “uma legislatura de quatro anos”.

A comissão nacional do Partido Socialista, uma instância interna, aprovou no sábado o programa de governo apresentado por seu líder, Antonio Costa, fruto das negociações com os comunistas, com o Bloco de Esquerda e com os Verdes.

* AFP