O Partido Liberal venceu na segunda-feira as eleições legislativas no Canadá, e o seu líder, Justin Trudeau, formará um novo governo, acabando com 10 anos de domínio conservador, segundo projeções das redes de televisão CTV e CBC.

Continua depois da publicidade

Os primeiros resultados mostram que os liberais obtiveram 32 cadeiras nas províncias atlânticas do país, duplicando o seu apoio na região, e foram bem nas províncias-chave de Ontario e Quebec. Segundo projeções disponíveis na noite de segunda-feira, os vencedores obterão mais de 170 cadeiras no parlamento canadense do total de 338. Por sua vez, os conservadores devem somar aproximadamente 100 vagas.

Mulheres protestam no Québec contra uso de véu islâmico

Justin, 43 anos e filho do ex-premier Pierre Elliott Trudeau, permitirá a volta dos liberais ao poder, no qual se mantiveram durante a maior parte do século XX, acabando com o governo conservador de Stephen Harper, que buscava o quarto mandato.

A opinião pública oscilou amplamente durante a campanha eleitoral, que durou 78 dias, a mais longa da história do Canadá. As últimas pesquisas apontavam a vantagem de Trudeau, com 38,2% das intenções de voto, contra 30,1% para os conservadores e 21,2% para o Novo Partido Democrático (NDP), de esquerda. O bloco Québécois (separatista) aparecia com 4,9%, e os Verdes, com 4,7%.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Mundo

Harper foi surpreendido por um poderoso desejo de mudança após nove anos de governo. A situação econômica difícil, com a queda dos preços do petróleo, também contribuiu para a sua derrota.

No total, 26,4 milhões de eleitores foram convocados para eleger os 338 membros da Câmara dos Comuns.

Leia as últimas notícias

* AFP