Personagem que tem sido pivô de polêmicas em debates e na campanha das eleições municipais de São Paulo, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) também vem tendo a imagem utilizada por candidatos do partido em Santa Catarina. A estratégia é tentar aproveitar o interesse pelo candidato à prefeitura da capital paulista para divulgar as candidaturas do partido no Estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Para as Eleições 2024, o PRTB lançou apenas dois candidatos a prefeito no Estado. Em Jaraguá do Sul, o técnico em mecânica Jaison Elert é um dos sete postulantes à prefeitura, enquanto em Canoinhas o comerciante Samuel Lubke concorre a prefeito contra outros quatro nomes. O candidato de Canoinhas ainda luta contra uma decisão que negou o pedido de candidatura por ausência de uma das certidões necessárias — o candidato ainda tenta recorrer.
O partido tem ainda mais três candidatos a vice-prefeito (além dos dois municípios em que lançou chapa pura, indicou o vice da aliança com o PL em Schroeder), e outros 85 nomes que concorrem a vereador.
Em 2020, o PRTB elegeu apenas dois vereadores em Santa Catarina, que mudaram de partido durante o mandato. O partido tem pouco mais de 2 mil filiados no Estado e mudou de mãos no início deste ano.
Continua depois da publicidade
O novo presidente estadual do PRTB, Inocêncio de Lima, afirma que o “efeito” Pablo Marçal com a visibilidade que o ex-coach tem alcançado na corrida pela prefeitura de São Paulo tem despertado maior interesse também pelos candidatos no partido.
O dirigente planeja para os próximos dias uma espécie de caravana a São Paulo para que os dois candidatos do PRTB a prefeito no Estado e alguns nomes que concorrem a vereador gravem vídeos com Marçal para divulgar nas redes. Nomes de candidatos em chapas apoiadas pelo PRTB, como Moacir da Silva (Podemos), que disputa a prefeitura de São José, também podem ser incluídos no roteiro.
Atualmente, os dois candidatos a prefeito já têm usado nas redes sociais fotos e vídeos feitos na última reunião nacional do partido, em maio. Em um dos vídeos, o candidato a prefeito de Canoinhas descreve Pablo como seu “ídolo”, e recebe um cumprimento de resposta do coach: “Tamo junto, Canoinhas.”
Expectativa nas eleições em SC
O presidente estadual do PRTB conta que com a visibilidade de Marçal e do número do partido, constantemente repetido pelo candidato nos debates televisionados de São Paulo, a expectativa é de que o partido eleja até 15 vereadores nas cidades catarinenses. Segundo o dirigente, o interesse por Marçal tem atraído parte do eleitorado bolsonarista descontente com as alianças firmadas pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Inocêncio projeta até mesmo uma parcela de votos na legenda, quando o eleitor digita apenas o número do partido, no embalo da visibilidade do ex-coach. O dirigente não esconde a empolgação com um movimento que acredita ser um início para a campanha de maior destaque do partido em 2026.
— A onda Marçal vai ser maior que a onda Bolsonaro — projeta o dirigente.
Inocêncio, que também concorre a vereador em São José, atribui à habilidade do ex-coach com as redes sociais o espaço que ele tem ganhado nas pesquisas e debates, e diz que esse “efeito” Marçal vem sendo comentado por eleitores.
— Eles veem o nosso número e já perguntam se é o mesmo do Marçal — conta.
O candidato em Jaraguá do Sul defende que o grupo ainda apoia o ex-presidente Bolsonaro, mas a ascensão de Marçal mostra que há mais de uma corrente de pensamento.
— O voto não é bolsonarista, é da direita, une pessoas que têm um viés político neste campo — avalia Jaison.
Continua depois da publicidade
Ida a encontro com Marçal teve capotamento
Em maio, o PRTB promoveu um encontro nacional antes das definições sobre candidaturas das eleições de 2024. Os dois então pré-candidatos a prefeito do partido em Santa Catarina, Jaison Elert, de Jaraguá do Sul, e Samuel Lubke, de Canoinhas, foram de carro até a capital paulista para o encontro.
No caminho, o carro em que estavam saiu da pista e capotou às margens da rodovia Régis Bittencourt, na região da Serra do Azeite, entre Paraná e São Paulo.
— Saímos sem um risco e sem uma gota de sangue. Cheguei a pensar em retornar, mas o meu colega disse que era um chamado para nós irmos até o encontro — afirma o candidato à prefeitura de Jaraguá do Sul, Jaison Elert.
A dupla seguiu a viagem em um carro de aplicativo até a reunião do partido, em São Paulo. No local, gravou os vídeos e fotos que atualmente têm sido divulgados nas redes dos concorrentes.
Continua depois da publicidade
Leia também
Por que queda de candidaturas no país teve impacto menor em SC nas Eleições 2024
Eleições 2024: Proporção de candidatos jovens cai e atinge menor taxa desde 2008 em SC
Eleitores já podem conferir local de votação; saiba onde acessar