No momento em que o DC completou 25 anos, o jornal se propôs a abrir um espaço de interação para o público fazer seu próprio questionamento sobre qualquer assunto. As perguntas são feitas pelo site www.diario.com.br/edai e respondidas diariamente no jornal. Era para ser apenas 30 dias, mas como a participação foi significativa, o E Daí? vai continuar a ser uma ponte do veículo com os leitores.
Continua depois da publicidade
>>> Clique aqui e acesse o E daí?
O E Daí? foi criado pela agência publicitária Neovox, que se encarregou da campanha de aniversário do jornal e conseguiu definir com simplicidade o conceito do DC: questionar sempre. Além do filme de lançamento, anúncios e spot de rádio, a empresa lançou a ideia de abrir o espaço de perguntas. A dupla de criação Roberto Menuzzi e Cristiano Vieira contam que a ideia surgir de forma muito simples.
– Tínhamos uma grande campanha para fazer. Ficamos discutindo. São 25 anos, mas qual a relevância disso em um mundo de informação instantânea e atualização imediata? Qual o papel do jornal? Se conseguiu se estabelecer nesse tempo todo é porque questionou desde o começo. E daí? O que vai acontecer daqui para frente? Continuar questionando. Foi muito natural – diz o redator Menuzzi.
Continua depois da publicidade
De modo publicitário, o E Daí? é fácil de ser lembrado. Do lado jornalístico, é o motivo fundamental de toda a produção. Tudo surge de uma curiosidade e qualquer pessoa tem algo a perguntar.
– Todos esperam respostas. Questione ao Diário Catarinense que está aqui para servir a comunidade, para debater – acrescenta Menuzzi.
Em pouco mais de um mês, o DC recebeu 290 perguntas. Dessas, 44 foram respondidas. Os temas foram os mais variados, desde assuntos de cidade, como a demora para a criação do Jardim Botânico de Florianópolis; de trânsito, entre eles a morosidade da duplicação da BR-101; políticos e esportivos. O leitor Guilherme Colla, por exemplo, pode se esclarecer do porquê governantes e parlamentares têm foro privilegiado, Marco Aurélio Zaror Cordeiro conseguiu se informar sobre como são distribuídas as verbas do Fundesporte.
Continua depois da publicidade
O E Daí? é respondido por todas as editorias e os correspondentes espalhados pelo Estado também estão envolvidos nesta missão, para que nenhuma pergunta fique sem resposta.
_ O objetivo de toda a redação é atender o leitor. A grande sacada do E Daí? é fazer isso com simplicidade. Essa é a grande qualidade da ideia: uma pergunta e uma resposta. Por isso, adotamos como uma ponte com o leitor. Era para ser durante 30 dias, mas a eficiência da campanha nos convenceu que não havia motivo para parar. Vamos continuar _ diz o editor-chefe do DC, Nilson Vargas.
Confira edições do E Daí?
E Daí? A Volta da Guarda Municipal?
E Daí? Você quer perguntar alguma coisa?
E Daí? Qual o destino do nosso dinheiro?
E Daí? Quais os custos com o uso dos carros oficiais do governo?
E Daí? Por que o acesso da base aéra não é liberado?
E Daí? Por que a prefeitura da Capital não investe mais no vôlei?