O lançamento do processo de revisão do Plano Diretor de Blumenau aconteceu na noite desta quinta-feira no Teatro Carlos Gomes com adesão pequena da comunidade: menos da metade das poltronas do auditório estavam ocupadas. O número de participantes reforça o desafio da prefeitura de incentivar a comunidade à participação. A intenção da Secretaria de Planejamento é tornar o processo o mais colaborativo possível. Para isso, os responsáveis pela construção do documento precisarão ouvir os anseios dos moradores dos 35 bairros de Blumenau.
Continua depois da publicidade
O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) garantiu que a Secretaria de Planejamento possui duas principais missões: promover a participação da comunidade através de uma governança comunitária e trabalhar em um ambiente de conversação e convergência. O prefeito também assinou o documento que cria o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Blumenau.
– O Plano Diretor não pode ser apenas técnico. Tem que envolver a comunidade e ser participativo. É ela quem sabe sobre os problemas de seu bairro.
O Plano Diretor é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e ordenamento de expansão urbana do município. É ele que estabelece como as diretrizes nacionais se relacionam com a realidade local e como é realizado o crescimento e território da cidade. Após a prefeitura concluir o documento, será encaminhado à análise da Câmara de Vereadores.
Um novo modelo de cidade
Continua depois da publicidade
O presidente da ABC Ciclovias, Giovani Seibel, defende que um novo modelo de cidade seja pensado para o futuro. Para isso, as pessoas precisam estar envolvidas no processo:
– Por muitos anos a cidade foi pensada para os automóveis e agora defendemos um novo modelo. Um trabalho de conscientização precisa ser feito para que as pessoas sintam-se inseridas.
Como participar
A comunidade poderá participar do processo de revisão do Plano Diretor de duas formas: a primeira delas é presencial, nas audiências públicas. O município vai colher subsídios, opiniões e debater o processo de planejamento da cidade para os próximos anos. Também será possível contribuir através da internet. O regimento das audiências e a proposta estão disponíveis no link http://www.blumenau.sc.gov.br/blumenau/audiencias-publicas.
A comunidade tem de 24 de setembro de 2015 a 31 de maio de 2016 para enviar sugestões de melhorias ao documento para o e-mail pensar@blumenau.sc.gov.br. Também é possível preencher o formulário que estará disponível a partir do dia 24 no site da prefeitura, na página da Secretaria de Planejamento Urbano. As informações coletadas neste documento serão incorporadas no diagnostico leitura da cidade.
Continua depois da publicidade